Globo coloca 5,5 mil mortes por coronavírus na conta do presidente Jair Bolsonaro

A Rede Globo não tem dúvidas de que as declarações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) têm contribuído muito para o aumento de mortes por coronavírus no Brasil. Segundo o jornalista William Bonner, âncora do Jornal Nacional, desde o começo da pandemia o chefe de Estado minimizou ou subestimou o perigo que o vírus representa para os brasileiros.

O Brasil tem oficialmente 5.513 mortes provocadas pela Covid-19 e 79.685 casos confirmados na manhã desta quinta-feira, dia 30 de abril, diz o Ministério da Saúde.

No entanto, o Jornal Nacional bateu na tecla ontem à noite que há subnotificação de coronavírus em todo o país. A emissora mostrou filas de caminhões frigoríficos e carros funerários me frente de necrotérios em Belém (PA) e Manaus (AM), bem como drama de pessoas que não conseguem vagas nas UTIs e acompanhar os sepultamentos. Os corpos seguem enterrados em covas coletivas.

Segundo a Rede Globo, o Brasil pode ter até dez vezes mais mortes das que foram notificadas pelo Ministério da Saúde. Ou seja, o País pode ser o que mais tem o número de mortes no mundo pelo coronavírus.

Para Bonner, do JN, o “E daí?” do presidente Jair Bolsonaro não foi a primeira reação de desdém pelas mortes de brasileiros pelo coronavírus.

Há nove dias, quando questionado sobre o aumento do registro de óbitos pela Covid-19, Bolsonaro disse que não é coveiro. Foi mais uma entre muitas declarações que demonstram que desde o começo da pandemia ele minimizou ou subestimou o perigo que o vírus representa.

Economia

Em 9 de março, nos Estados Unidos, o presidente se dirigiu a uma plateia de empresários para dizer que havia exagero nas preocupações, provavelmente por razões econômicas.

“Tem a questão do coronavírus também, que no meu entender está sendo superdimensionado o poder destruidor desse vírus. Então, talvez esteja sendo potencializado, até por questões econômicas.”

No dia seguinte, as bolsas do mundo todo caíram em meio à propagação do vírus. Ainda nos Estados Unidos, o presidente minimizou o problema e acusou a imprensa de todo o planeta.

“Obviamente temos no momento uma crise, uma pequena crise. No meu entender, muito mais fantasia, a questão do coronavírus, que não é isso tudo que a grande mídia propala ou propaga pelo mundo todo.”

No dia 11 de março, a Organização Mundial da Saúde declarou que o mundo enfrentava uma pandemia. Na porta do Alvorada, repórteres pediram a opinião do presidente Bolsonaro.

“Eu não acho… eu não sou médico. Eu não sou infectologista. O que eu ouvi até o momento [é que] outras gripes mataram mais do que essa.”

No domingo, 15 de março, o presidente participou de uma manifestação de apoiadores em Brasília e contrariou as recomendações de isolamento social. No dia seguinte voltou a dizer que havia exagero nas preocupações com o coronavírus.

“Existe o perigo, mas está havendo um superdimensionamento nesta questão. Nós não podemos parar a economia. E eu tenho que dar o exemplo em todos os momentos. E fui, realmente, apertei a mão de muita gente em frente ao Palácio, aqui na Presidência da República, para demonstrar que estou com o povo.”

Na terça, 17 de março, o Brasil registrava a primeira morte por Covid-19, mas o presidente classificou de histeria a preocupação com o coronavírus.

“Esse vírus trouxe uma certa histeria. Tem alguns governadores, no meu entender, eu posso até estar errado, mas estão tomando medidas que vão prejudicar em muito a nossa economia.”

Três dias depois, o Brasil confirmava 11mortes. No Palácio do Planalto, o presidente deu uma declaração que causou perplexidade na comunidade médica e científica.

“Depois da facada, não vai ser uma gripezinha que vai me derrubar.”

No dia 24 de março, em cadeia nacional de rádio e televisão, Bolsonaro voltou a classificar a Covid-19 de gripezinha.

“Pelo meu histórico de atleta, caso fosse contaminado pelo vírus, não precisaria me preocupar, nada sentiria ou seria acometido, quando muito, de uma gripezinha ou resfriadinho.”

Dois dias depois, no Palácio da Alvorada, o presidente disse que o brasileiro não pega nada, ao comentar o avanço dramático da epidemia nos Estados Unidos.

“O brasileiro tem que ser estudado. Ele não pega nada. Você vê o cara pulando em esgoto ali, sai, mergulha, tá certo? E não acontece nada com ele. Eu acho até que muita gente já foi infectada no Brasil, há poucas semanas ou meses, e ele já tem anticorpos que ajuda a não proliferar isso daí.”

No dia 29 de março, o presidente provocou aglomeração ao sair para passear em Brasília. Depois, disse que o vírus precisava ser enfrentado como um homem, não como um moleque.

“O vírus tá aí. Vamos ter que enfrentá-lo, mas enfrentar como homem, não como um moleque. Vamos enfrentar o vírus com a realidade. É a vida. Todos nós iremos morrer um dia.”

No dia 2 de abril, Bolsonaro disse que o vírus não era isso que estavam pintando e ridicularizou quem temia se contaminar e adoecer.

“Tá com medinho de pegar vírus? Tá de brincadeira. O vírus é uma coisa que 60% vai ter ou 70%. Não vai fugir disso. A tentativa é de atrasar a infecção para os hospitais poderem atender.”

No dia 12, o presidente voltou a provocar espanto ao dizer que a pandemia estaria acabando.

“Quarenta dias depois, parece que está começando a ir embora a questão do vírus.”

Menos de uma semana depois (18/04), quando mais de 2,3 mil brasileiros tinham morrido, Bolsonaro disse que havia medo em exagero.

“Temos um vírus que está aí. Infelizmente tem morrido gente. Tem, né? Ninguém falou que ia ser diferente. Mas o pavor foi demais.”

No dia 20, as mortes no Brasil passavam de 2,5 mil. Os repórteres pediram um comentário do presidente da República sobre esse número. Bolsonaro reagiu assim:

“Oh cara, quem fala, eu não sou coveiro, tá certo? Eu não sou coveiro.”

LEIA TAMBÉM
Veja: Bolsonarista, Sikêra Júnior chora e revela que está com coronavírus

Doria intima Bolsonaro a sair da bolha e visitar hospitais com pacientes de coronavírus

Embaixada da China desmente 12 boatos sobre o Coronavírus

Bolsonaro leva parlamentares e assessores para aglomero em coletiva; assista

Os número de mortes não notificadas

A quantidade de mortes por síndromes respiratórias e causas indeterminadas registradas durante a pandemia do novo coronavírus no Amazonas aponta que o número de pessoas que morreu por Covid-19 pode ser sete vezes maior do que o divulgado oficialmente. Entre os dias 21 e 28 de abril, o governo divulgou que ocorreram 118 óbitos em decorrência do novo coronavírus em Manaus, sendo que, neste mesmo período, 262 pessoas foram enterradas por causa indeterminada nos cemitérios públicos da capital.

Segundo a Prefeitura, dos 988 sepultamentos nos últimos sete dias, apenas 77 foram de casos confirmados de Covid-19. Além disso, 395 foram registrados por suspeita de Covid-19 ou síndromes respiratórias (como insuficiência respiratória e pneumonia), que podem ter sido provocadas pelo novo coronavírus.

Se todos as mortes – por causas indeterminadas e síndromes – se confirmassem por Covid-19, o número de óbitos em Manaus poderia ultrapassar a casa dos 700 na semana analisada, uma vez que os números de sepultamentos em cemitérios particulares não entraram na análise. Pelo menos 266 mortes que ocorreram dentro de casa no mesmo período, de acordo com a Prefeitura, também entram na contagem.

Conforme boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (29) pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), 51 óbitos registrados no Amazonas estão em investigação pelo Laboratório Central de Saúde (Lacen-AM).

No mês passado, o Estado do Amazonas entrou em estado de alerta após registrar, entre novembro e março, 329 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS).

Embora seja comum o aumento de síndromes no período sazonal – de novembro a maio, durante o regime de chuvas – no último dia 19 de abril, o número de mortes pelo novo coronavírus no Amazonas já havia superado as mortes por SRAG, em 2019: foram 182 mortes por Covid-19 neste dia, enquanto no ano inteiro de 2019 o número de óbitos por SRAG chegou a 89.

O governo estadual admitiu que é possível que haja subnotificação de mortes por Covid-19 no Amazonas já que o Estado realiza testagem para o vírus apenas em casos graves da doença. As confirmações são realizadas por diagnóstico laboratorial de pacientes internados. Porém, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a maioria das pessoas (cerca de 80%) apresenta sintomas leves da doença.

Com uma média atual de 100 sepultamentos por dia, enterros noturnos e conflitos sobre o sistema de agrupamento de caixões, a Prefeitura de Manaus estima que a situação ainda pode piorar. Segundo projeção divulgada pelo Poder Municipal, o número de enterros na capital pode chegar a 4,2 mil no mês de maio. No domingo (26), Manaus registrou o maior número de enterros desde o início da pandemia do novo coronavírus, com 140 sepultamentos.

A subnotificação de casos já havia sido alertada por um estudo elaborado pelo chefe do Departamento de Matemática da Ufam, professor Dr. Alexander Steinmetz – em conjunto com Prof. Dr. Sandro Bitar – que analisou os números da pandemia no estado.

No início de abril, Steinmetz afirmou ao G1 que quando o Amazonas chegasse a 2 mil casos confirmados, era possível que existissem, na realidade, entre 14 mil e 20 mil casos totais, incluindo assintomáticos e não testados. “É uma estimativa de todos os casos na população. Muitos casos passam por debaixo do radar porque a pessoa nem percebe que tem a doença”, disse.

Com informações do G1