Datafolha: 45% dos brasileiros apoiam impeachment de Bolsonaro

Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (27) mostra que 45% dos brasileiros querem que a Câmara dos Deputados abra um processo de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro. Outros 48% rejeitam a medida e 6% não sabem.

Já o apoio à eventual renúncia de Bolsonaro cresceu em relação à pesquisa feita de 1º a 3 de abril. Naquela rodada, 59% dos ouvidos pelo Datafolha se diziam contrários ao gesto. Agora, são 50%, empatados com os 46% que desejam que ele renuncie —eram 37% no começo do mês.

Para 38% dos entrevistados, o governo Bolsonaro é ruim ou péssimo, 33% avaliam como bom ou ótimo e 25% como regular. Em dezembro, eram 36%, 30% e 32%, respectivamente.

O instituto também perguntou sobre capacidade do presidente em liderar o país. 52% responderam que o presidente tem capacidade, 44% que não tem capacidade e 4% não sabem.

A pesquisa mediu ainda a confiança dos brasileiros nas declarações de Bolsonaro. Sobre essa questão, 38% disseram que nunca confiam, 37% que confiam às vezes, 21% que sempre confiam e 5% que não sabem.

O Datafolha entrevistou 1.503 pessoas por telefone nesta segunda-feira, 27 de abril. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.