Com saudade de Lula, Globo exibe hoje final da Copa do Mundo de 2002

Lula foi eleito em 2002 e governou até 2011, período conhecido como do “pleno emprego”, do consumo, do desenvolvimento e da produção, da felicidade.

A Rede Globo vai utilizar neste domingo de Páscoa, 12 de abril, a hashtag #TBT (que indica nostalgia) ao exibir a final da Copa do Mundo de 2002, ano que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente da República pela primeira vez.

O petista, eleito em 2002, tomou possem em 1º de janeiro de 2003 e exerceu dois mandatos até 1º de janeiro de 2011. Esse período ficou conhecido como do “pleno emprego”, do consumo, do desenvolvimento e da produção, da felicidade. Foi a época que o Brasil tinha pujança e podia chamar uma crise econômica mundial de “marolinha”, enquanto o resto do mundo a classificava de “tsunami”.

Pois bem, a Globo vai mostrar um jogaço de futebol na tarde hoje, às 16h, a final da Copa de 2002, que significou a conquista do quinto título mundial da seleção brasileira e a atuação de de Ronaldo Fenômeno na narração original de Galvão Bueno.

Naquele jogo, o Brasil bateu por por 2 a 0 a Alemanha. Mas a Rede Globo, com saudades dos tempos lulistas, vai exibir na telinha o antes (os personagens da campanha do penta) e o depois (a chega dos jogadores em solo verde e amarelo).

Alemanha e o Brasil eram –e ainda são– as duas seleções que mais vezes tinham chegado a finais de Copas do Mundo se encontravam em uma decisão.

A partida em Yokohama, no Japão, aconteceu em 30 de junho de 2002.

Economia

LEIA TAMBÉM
Médica bolsonarista que desdenhou da pandemia morre de Covid-19

Bolsonaro, o Judas, é malhado em todo o País

EUA culpam Trump pela demora no combate ao coronavírus, enquanto o Brasil desconfia de Bolsonaro

Com uma campanha perfeita, a seleção brasileira entrou em campo com seis vitórias em seis jogos, 16 gols marcados e apenas quatro sofridos.

O trio formado por Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho era a grande sensação daquela Copa – o Fenômeno se recuperou de uma grave lesão no joelho direito às vésperas do torneio.

Do outro lado, os alemães voltavam a uma decisão de Copa após 12 anos e, mesmo com uma campanha menos vistosa, tinham a força da camisa até então tricampeã do mundo.

A maioria das famílias brasileiras completa este domingo um mês de isolamento social com o intuito de afastar a infecção pelo coronavírus. E o jogo desta tarde ajuda a todos a esquecermos da desgraça trazida pela eleição de Jair Bolsonaro, em 2018, ironicamente com a ajuda da Globo e dos jornalões que atualmente o criticam superficialmente.

A Covid-19, grosso modo, pode ser comparada com as dez pragas do Egito registrada no livro bíblico do Êxodo.

Segundo a escritura, o Deus de Israel infligiu as 10 pragas para convencer o faraó egípcio a libertar os hebreus, maltratados pela escravidão. O faraó aceitou as condições de libertação de Deus (desistiu) após a décima praga, provocando o êxodo do povo hebreu, que seguiram pelo deserto a caminho da terra de Canaã.

Nesses tempos modernos, após a eleição do falso profeta Jair Messias Bolsonaro, as dez pragas no Brasil seriam:

  1. Escravização do povo por meio do trabalho informal
  2. Desemprego crescente
  3. Privilégio a banqueiros e especuladores
  4. Escravização do povo por meio do trabalho informal
  5. Enchentes nos grandes centros urbanos
  6. Fim de aposentadoria e pensões
  7. Liberação recorde de agrotóxicos
  8. Queimada na Amazônia
  9. Privatizações
  10. Pandemia de coronavírus

Está certa a TV Globo de tentar aliviar a desgraça que ela mesmo ajudou a criar. A grade final Brasil x Alemanha, em 2002, que deu o título de Penta pode ajudar a aliviar esse momento de tristeza coletiva.

O ano de 2002 foi uma ano de “Doces Memórias” porque, além do Penta, foi o ano que Lula foi eleito presidente do Brasil.

Assista ao jogo completo Brasil 2 x 0 Alemanha: