Cloroquina em dose alta mata mais pacientes infectados pelo coronavírus

Bolsonaro virou motivo de piada nas redes sociais, por insistir na cloroquina.
A alta dosagem do medicamento composto por hidroxicloroquina está matando mais os pacientes infectados pela Covid-19 em Manaus, segundo estudo preliminar.

O estudo está associando o uso de cloroquina a pacientes graves internados com Covid-19, em Manaus (AM), com uma maior taxa de letalidade.

O presidente Jair Bolsonaro, em pronunciamentos recentes, “prescreveu” a droga como salvação daqueles que contraíram o coronavírus.

As reiteradas declarações do presidente da República levaram a uma corrida pela cloroquina nas farmácias, embora não haja um estudo definitivo sobre a eficácia no tratamento da Covid-19.

Experimentos brasileiros em 81 pacientes brasileiros mostraram alta taxa de letalidade nas dosagens mais altas, de acordo com o estudo.

LEIA TAMBÉM
Caiu na rede: Bolsonaro Tiririca canta ‘Cloroquina’; assista

Economia

Notícias ao vivo do Coronavírus: “Capitão Clorokina” quebra o YouTube

Acompanhe #Comigo notícias ao vivo do coronavírus

Brasil tem 1.124 mortes e 20,7 mil casos de Covid-19 em 11/04

EUA culpam Trump pela demora no combate ao coronavírus, enquanto o Brasil desconfia de Bolsonaro

O grupo que recebeu alta dose de cloroquina apresentou taxa de letalidade 17% maior em relação ao que teve ministrada a dosagem mais baixa (13,5%).

Diante da pesquisa, os cientistas sugerem que a dosagem mais alta de cloroquina (regime de dez dias) não deve ser recomendada para o tratamento da Covid-19 devido aos seus potenciais riscos à segurança.

“Tais resultados nos forçaram a interromper prematuramente o recrutamento de pacientes para esse braço [da pesquisa]. Dado o enorme impulso global para o uso da cloroquina, resultados como os encontrados neste estudo podem fornecer evidências robustas para recomendações atualizadas de gerenciamento de pacientes com Covid-19”, dizem os pesquisadores.

Com informações da Folha.