Bolsonaro sobre seus testes de coronavírus: ‘Quero mostrar que eu tenho o direito de não mostrar’

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) comentou na noite desta terça-feira (28) sobre a decisão judicial que dá ao jornal O Estado de S. Paulo o direito de acessar os resultados de seus testes de coronavírus.

“Vocês nunca me viram aqui rastejando, com coriza. Eu não tive [a doença], pô. E não minto […]. Da minha parte, não tem problema mostrar. Mas, agora, eu quero mostrar que eu tenho o direito de não mostrar”, disse Bolsonaro no Palácio da Alvorada.

LEIA TAMBÉM:
Põe na conta do coronavírus

Bolsonaro ‘manda recado’ para Regina Duarte sobre possível demissão

STF vai investigar Abraham Weintraub por racismo contra chineses

Bolsonaro ainda brincou ao dizer que daqui a pouco vão querer saber se ele é virgem ou não. “Vou ter que apresentar exame de virgindade para vocês. Vai dar positivo ou negativo?”, perguntou, aos risos, a simpatizantes.

Economia

O presidente fez dois testes para verificar se havia contraído o vírus após parte da comitiva que o acompanhou na viagem aos Estados Unidos, em março, ter sido infectada. Bolsonaro já disse que o resultado dos testes havia dado negativo, mas se recusou a divulgar os exames.

‘Quer que eu faça o quê?’, diz Bolsonaro sobre nº de mortes no Brasil maior que na China
A empatia não é o forte do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), definitivamente. Basta o leitor ver a reação de Bolsonaro quando questionado sobre o Brasil ultrapassar a China na quantidade de mortos por coronavírus.

‘E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê? Eu sou Messias, mas não faço milagre”’, disse ríspido nesta terça-feira (28).

O número de mortes confirmadas pelo coronavírus ultrapassou a marca dos 5 mil, chegando a 5.017. Na China, são 4.643. O Brasil registrou nas últimas 24 horas mais mortes que Itália, França e Espanha.

Para o leitor ter uma noção da proporção de mortes no Brasil, que tem 210 milhões de habitantes, a China é um país sete vezes mais populoso. Tem 1,5 bilhão de pessoas. Foi o epicentro da doença.

Após a declaração inicialmente apática, Bolsonaro disse lamentar as mortes e se solidarizou com as famílias.

“Lamento a situação que nós atravessamos com o vírus. Nos solidarizamos com as famílias que perderam seus entes queridos, que a grande parte eram pessoas idosas”, refletiu. “Mas é a vida. Amanhã vou eu [morrer]. Logicamente, a gente quer ter uma morte digna e deixar uma boa história para trás”, completou.

Bolsonaro se recusou a falar sobre a flexibilização do distanciamento social, mesmo sob o aumento de mortes, ultrapassado a China, afirmando que a doença é um fato inexorável.

“As mortes de hoje, a princípio, essas pessoas foram infectadas há duas semanas. É o que digo para vocês: o vírus vai atingir 70% da população. Infelizmente é a realidade. Mortes vai haver. Ninguém nunca negou que haveria mortes”, alarmou.

“É igual a uma chuva. Você vai se molhar. Tem que proteger da chuva os mais fracos, os mais idosos, para não virar pneumonia, gripe”, finalizou o presidente.

Pensado bem, Bolsonaro já pode lançar seu primeiro programa de governo: “Mais Mortos, Mais Sepulturas”.

‘Vampiro’ Teich prestará conta ao Senado sobre combate ao coronavírus nesta quarta
O Senado aprovou requerimento para que o ministro da Saúde, Nelson Teich, participe de videoconferência nesta quarta-feira (29) com o intuito de esclarecer aos senadores quais ações serão providenciadas pela pasta para socorrer estados, o Distrito Federal e municípios no combate à pandemia de covid-19.

“Hoje no Brasil temos 5.017 vítimas da Covid-19. A China está com 4.642, ou seja, em 24 horas ultrapassamos o número de mortes da China. Na próxima quarta, vamos ouvir o ministro Teich sobre a paralisia que vivemos em relação a testes, EPI’s e respiradores”, disse o senador Rogério Carvalho (SE), líder do PT no Senado.

Na avaliação do parlamentar, é urgente que o governo Bolsonaro adote medidas concretas que possam salvar vidas em meio a pandemia. “Faltam insumos nos hospitais para proteger nossos profissionais da saúde. Faltam leitos nas UTIs. Faltam respiradores. Atraso no pagamento do auxílio emergencial. Estamos perdendo tempo, perdendo vidas. Falta responsabilidade deste desgoverno”, enfatizou.

Nelson Teich tomou posse como ministro da Saúde após Jair Bolsonaro demitir Luiz Henrique Mandetta. No último sábado, Teich anunciou que, dos 14.100 respiradores prometidos pelo governo para envio aos estados, serão entregues até o fim do mês de abril apenas 272 equipamentos. Isso representa 2% do total previsto pela pasta. O restante só deve ser entregue em agosto, quando o pior da pandemia já tiver matado milhares de brasileiros.

“Negligente e atrasado. Esses são os adjetivos que caracterizam o trabalho do governo na pandemia contra o Coronavírus. O novo ministro da saúde, Nelson Teich, assumiu há 10 dias e até hoje não está a par da situação e não toma as providências necessárias”, criticou o senador Paulo Rocha (PT-PA).

A sessão do plenário do Senado para ouvir o ministro da Saúde está agendada para a próxima quarta-feira (29), às 16h30.

Com informações do site Metrópoles.