Bolsonaro demite presidente do CNPq no dia do aniversário do órgão

O presidente Bolsonaro demitiu o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), João Luiz Filgueiras de Azevedo, no dia em que o Conselho comemora 69 anos.

Azevedo tomou conhecimento da demissão pelo Diário Oficina da União. O CNPq é fundação pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica, tecnológica e de inovação e promover a formação de recursos humanos qualificados para a pesquisa, em todas as áreas do conhecimento.

Confira o vídeo de comemoração do aniversário da fundação:

Criado em 1951, o CNPq desempenha papel primordial na formulação e condução das políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação. Sua atuação é essencial para o desenvolvimento nacional e o reconhecimento das instituições de pesquisa e dos pesquisadores brasileiros pela comunidade cientifica internacional.

Como o governo Bolsonaro é avesso ao conhecimento e à ciência, o órgão vem sofrendo muito para manter a pesquisa científica e a formação de quadros para o desenvolvimento do País.

Economia

No lugar de Azevedo, assume o pesquisador Evaldo Ferreira Vilela, ex-reitor da UFV (Universidade Federal de Viçosa).

Com informações da Folha de São Paulo.

LEIA TAMBÉM
Coronavírus: Doria vai estender a quarentena em São Paulo

Artistas vestem máscara com estampa ‘Fora Bolsonaro’

“Bolsonaro está levando os brasileiros para o matadouro”, diz Lula ao britânico The Guardian