Sem sindicato não há organização e nem resistência

O deputado Enio Verri (PT-PR), líder petista na Câmara, acusa o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), de prática antissindical com a finalidade de asfixiar os sindicatos e penalizar os trabalhadores.

Segundo o parlamentar, a prática antissindical começou no governo Michel Temer (MDB) e continuou com Jair Bolsonaro (sem partido) –cuja política contra conquistas de homens e mulheres é reproduzida nos estados brasileiros.

“É vital e urgente que os trabalhadores se organizem para manter o que ainda resta dos seus direitos”, exorta Verri.

Leia a íntegra da coluna de Enio Verri:

Sem sindicato não há organização e nem resistência

Economia

Enio Verri*

Uma das condições para o capitalismo financeiro cumprir sua agenda econômica ultraliberal é destruir os espaços de organização da classe trabalhadora. As medidas impostas sobre os trabalhadores são de tal forma devastadoras, que é necessário mantê-los enfraquecidos e dispersos. Somente assim para obriga-los a trabalhar sete dias da semana, para ganhar até dois salários mínimos, sem direito a férias, 13º, aposentadoria, adicional de insalubridade e periculosidade. As relações entre os donos dos meios de produção e os trabalhadores estão sendo todas desregulamentadas. Temer e Bolsonaro suprimiram importantes conquistas de homens e mulheres conscientes dos indecentes e exorbitantes lucros do capital sobre o trabalho. E o modelo federal está sendo copiado pelo estado do Paraná.

Nesse sentido age o governador, Ratinho Júnior. Pleno de confiança nos efeitos que a demonização da esquerda e dos sindicatos causam na classe trabalhadora, ele baixou os decretos 3793/19, 3808/2020 e 3978/2020. Na prática, ele obriga os trabalhadores a um recadastramento de filiação a sindicatos e associações para o governo manter o recolhimento de consignações assistenciais dos sindicatos, como planos de saúde, seguros entre outras. Nada mais é que uma política antissindical, que visa enfraquecer financeiramente a melhor ferramenta que a democracia criou para a organização da classe trabalhadora. Além asfixiar os sindicatos, desrespeita porque despreza a lisura e a seriedade dos sindicatos, que são dos trabalhadores.

LEIA TAMBÉM
Orçamento Impositivo pode azedar ‘acordão’ entre Bolsonaro e Congresso

PTinder: Gleisi e Lindbergh estão namorando, diz Folha

INSS tem aprovados em concurso de 2016 que ainda não foram chamados pelo governo

Quando os trabalhadores não têm uma entidade representativa que defenda seus direitos contra os ataques perpetrados pelos donos do capital, o destino de todos é viver para trabalhar e não trabalhar para viver. Ao longo da história, todas as conquistas de quem produz as riquezas foram de muita luta e resistência, baseadas, fundamentalmente, na organização. É fato que os sindicatos dos trabalhadores estão cheios de problemas de gestão e de representatividade. Eles não são formados de pessoas especiais, diferenciadas dos demais trabalhadores de uma mesma categoria. Como todo ser humano, o sindicalista é falível e os sindicatos carecem de reformas que promovam a reaproximação dos trabalhadores das entidades que os representam.

Desfazer-se deles é justamente o que os patrões desejam. Eles vão estimular os trabalhadores para que assim o façam. A imprensa, que é a voz dos donos dos meios de produção, seguirão com o plano de destruir a capacidade de organização e resistência dos trabalhadores ante aos retrocessos impostos pelos lucros dos ultraliberais. Trabalhador algum, individualmente, tem condições de enfrentar as imposições do capital sobre o trabalho. A história demonstra que a organização é a única maneira de a classe trabalhadora defender não apenas a manutenção, mas, também, o avanço de conquistas, frente aos crescentes ganhos da mais valia sobre a força de trabalho. O governo ameaçou deixar de recolher para determinadas rubricas, mas não há ameaça de suspensão de proventos para pagamento de empréstimos consignados que os trabalhadores contraem. Para receber um determinado benefício, o trabalhador deve atualizar filiação. Porém, para alimentar o mercado financeiro, esse mesmo trabalhador está devidamente cadastrado.

A mentalidade dos liberais brasileiros é a de entreguista, enquanto que a dos estrangeiros é a do explorador predador. É incrível que, em pleno século 21, trabalhadores elegem parlamentares e governadores que atentam contra a economia de um modo geral, uma vez que retiram dinheiro de circulação e asfixiam financeiramente os instrumentos de organização dos trabalhadores. Servidores públicos e da iniciativa privada, de todas as categorias, só têm a perder com o enfraquecimento de seus sindicatos. Deixar de fortalecê-los, agora, acarretará um duplo trabalho à classe trabalhadora, que se verá obrigada a se organizar para reconstruí-los sindicatos. É vital e urgente que os trabalhadores se organizem para manter o que ainda resta dos seus direitos. Até o momento, os sindicatos são o espaço que pode salvar a classe trabalhadora.

*Enio Verri é economista e professor licenciado do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e está deputado federal e líder da bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados.