Pesquisa: 61% dos brasilienses acham Bolsonaro despreparado para resolver crise do coronavírus

Pesquisa feita pelo Instituto Exata de Opinião Pública (Exata OP) revela que a maioria da população do Distrito Federal considera o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) despreparado para enfrentar a crise provocada pelo novo coronavírus. Essa é a opinião de 61,3% dos entrevistados no levantamento, que ouviu 1.102 pessoas entre os dias 19 e 20 de março. Para outros 32,9%, Bolsonaro está preparo, enquanto o restante não soube ou preferiu não responder.

LEIA TAMBÉM:
Bolsonaro edita MP que deixa os trabalhadores sem salário por 4 meses

MP de Bolsonaro que corta salários causa revolta nas redes sociais

Frota diz que MP de Bolsonaro é para salvar o ‘amiguinho’ Véio da Havan

Quando questionados sobre a atuação do presidente durante o enfrentamento da epidemia, 53,8% dos brasilienses ouvidos disseram considerar Bolsonaro pouco ou não atuante. Isso não significa, contudo, discordância com as ações que o chefe do Planalto tomou até agora: 51,5% dizem aprová-las; 40,3%, desaprová-las; e 8,3% não responderam.

A pesquisa também mediu a aprovação da gestão Bolsonaro durante a crise de Covid-19. Nesse ponto, 36,9% dos brasilienses consideram o governo bom ou ótimo; 31,2%, regular; e 28,9% ruim ou péssima. O restante não respondeu. O estudo tem margem de erro de 3% e intervalo de confiança de 95%.

Economia

O Distrito Federal foi um dos locais onde Bolsonaro obteve vitórias bastante expressivas nas eleições de 2018. Após terminar o primeiro turno à frente, com 58,3% dos votos válidos, o presidente alcançou 69,9% no segundo turno. O comportamento do presidente durante a pandemia, no entanto, acabou sendo desaprovada por parte considerável de seus eleitores.

Com informações do Correio Braziliense.