Governadores do Nordeste criam comitê científico para combater a Covid-19


O Consórcio Nordeste, articulação que reúne os governadores da região, criou um Comitê Científico para auxiliar os gestores nordestinos na tomada de decisão sobre as ações de enfrentamento à pandemia causada pelo coronavírus. A iniciativa foi oficializada nesta segunda-feira (30).

O conhecimento científico e a pesquisa na área médica garantirão segurança para essas medidas. Com nomes como o do cientista Miguel Nicolelis e o do físico e ex-ministro de Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende, o comitê foi uma proposta do governador da Bahia, Rui Costa, que faz a primeira reunião oficial com o grupo nesta terça-feira (31).

Além de Nicolelis e Rezende, que coordenam o grupo, integram o Comitê Científico do Consórcio Nordeste, médicos, cientistas, físicos e pesquisadores brasileiros reconhecidos internacionalmente.

A comissão fará reuniões periódicas com autoridades científicas brasileiras e de outros países, a exemplo da Itália, da Alemanha e da China, para discutir soluções na tentativa de frear a disseminação de casos da Covid-19. Além disso, o Comitê emitirá boletins com todos os números da região relativos à doença e divulgará orientações baseadas nas pesquisas realizadas pelo grupo.

LEIA TAMBÉM:

Lula questiona Bolsonaro: ‘quando o povo vai receber o seguro quarentena?’

Economia

O Comitê ainda está em formação, mas já conta 13 membros, incluindo um indicado por cada estado, e deve permanecer ativo até o final da pandemia. “É uma guerra. Precisamos de apoio científico para vencê-la”, afirmou o governador Rui Costa, presidente do Consórcio.

*As informações são da Secom BA (Renata Preza)/Edição do Blog do Esmael