Defensoria Pública da União quer proteção de pessoas em situação de rua


A Defensoria Pública da União (DPU) recomendou a estados e municípios medidas para preservar os direitos da população em situação de rua diante da pandemia do coronavírus.

A garantia de funcionamento dos equipamentos e serviços, que atendam à população em situação de rua, é uma das recomendações, além da disponibilização de álcool em gel, máscaras faciais de proteção descartáveis e material informativo sobre a doença.

Todo esse material, segundo a DPU, deve estar disponível nos equipamentos e serviços que atendam a essas pessoas. Deve haver também a destinação de espaço específico, nesses locais, para as pessoas que se enquadram em grupo de risco da Covid-19, como os idosos, as gestantes e as pessoas com doenças crônicas.

Uma outra sugestão da DPU é que os espaços públicos educacionais e esportivos com a utilização suspensa em consequência da pandemia tenham equipamentos de higiene como vestiários e banheiros, usados para acomodar pessoas em situação de rua, e que não aconteça uma política indiscriminada de internação compulsória dessa população.

LEIA TAMBÉM:

São Paulo registra mais duas mortes por coronavírus

Economia

Estado de calamidade pública terá tramitação semelhante a caso de intervenção federal, diz Câmara

Fora Bolsonaro promete ser a tônica do panelaço nesta quarta-feira

O documento com as recomendações da DPU indica que, na situação atual da evolução do coronavírus no Brasil, é imprescindível que a higiene seja uma prioridade individual e coletiva.

*Com informações da Agência Brasil