Coronavírus: Campeonatos Paulista e Carioca de futebol de portões fechados


A Federação Paulista de Futebol (FPF) e a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) anunciaram, nesta sexta-feira (13), que os jogos serão realizados com portões fechados por tempo indeterminado. A medida, tomada a partir de uma determinação do Ministério da Saúde, foi motivada pelo temor à propagação do coronavírus.

A FPF ainda analisa adotar a medida para as partidas no interior do Estado, entendendo que o número de torcedores nesses casos é menor. A decisão foi tomada por causa da pandemia do novo coronavírus, denominado Covid-19, e passa a valer a partir da 10.ª rodada do Campeonato Paulista, que começa nesta sexta e se estende para o final de semana e segunda.

Neste sábado, por exemplo, São Paulo e Santos se enfrentam a partir das 19 horas no estádio do Morumbi. O time mandante já havia vendido ingressos para o duelo. O outro jogo realizado na capital está marcado para domingo, quando o Corinthians recebe o Ituano, a partir das 16 horas, na Arena Corinthians. O clube já parou de vender entradas. Já o Palmeiras visita a Inter de Limeira neste sábado, às 16h30, em Limeira (SP).

LEIA TAMBÉM:

UNE cancela manifestações do dia 18 para evitar risco de coronavírus

No Rio de Janeiro, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) determinou nesta sexta-feira aos clubes que suspendam preventivamente a venda de ingressos para os jogos deste fim de semana pelo Campeonato Carioca – Flamengo x Portuguesa-RJ, neste sábado, no estádio do Maracanã; Botafogo x Bangu, no domingo, no Engenhão; e o clássico Vasco x Fluminense, no domingo, no Maracanã. A entidade aguarda diretrizes dos órgãos governamentais para decisão final.

Economia

A CBF ainda não se manifestou oficialmente. Ele organiza, por exemplo, a Copa do Brasil, que na próxima semana terá 10 jogos pela rodada de volta da terceira fase. Não está descartada a possibilidade de parar todos os torneios por todo o Brasil.

Diversos eventos esportivos pelo mundo vêm sendo adiados ou cancelados. A Conmebol anunciou na última quinta-feira que a Copa Libertadores está suspensa. As duas primeiras rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022, que será no Catar, também foram adiadas