Com medo de impeachment, Bolsonaro forma comitê anticrise para enfrentar coronavírus

Redes sociais se preparam para o 1º panelaço nas janelas, nesta quarta-feira (18), em todo o País. O barulhaço será às 20h.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), com medo de sofrer impeachment, anunciou nesta terça (17) a formação de um comitê anticrise para enfrentar o coronavírus.

Desde o início da pandemia, o presidente vinha tratando com desdém o avanço do COVID-19 no Brasil. Hoje, as autoridades sanitárias confirmaram duas mortes no País.

Neste domingo (15), contrariando a orientação de infectologistas, Bolsonaro saiu do recomendado isolamento para cumprimentar correligionários que protestavam contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), continuou na ofensiva hoje ao criticar a falta de ação de Bolsonaro no combate ao coronavírus. Segundo o parlamentar, as fronteiras e restrições à circulação de pessoas já deveriam ter ocorrido.

No contexto de coronavírus, ameaça de ruptura democrática e de estabelecimento de votação virtual na Câmara e no Senado, Maia afirmou que o Congresso nunca vai fechar. “O Congresso brasileiro fechou só na ditadura e não vai fechar mais”, prometeu.

Nesta tarde, bolsonaristas promoviam nas redes sociais a convocação de manifestação contra o STF e o Congresso no próximo dia 31 de março.

Economia

LEIA TAMBÉM
Boulos propõe fim de despejos e anistia para as contas de luz, água e gás

PT defende abono para trabalhadores informais infectados por coronavírus

Bolsonaro recebe oração de evangélicos e ouve sermão contra “Congresso corrupto”; assista ao vídeo

Tentando sair das cordas, o presidente Jair Bolsonaro nomeou o ministro-chefe da Casa Civil, general Walter Braga Netto, para coordenar um comitê anticrise de supervisão e monitoramento da crise provocada pela pandemia no coronavírus no País.

Por causa da displicência com o coronavírus, que causa catarse na sociedade, Bolsonaro sentiu o bafo quente do impeachment na nuca.

A velha mídia já tem até um substituto de estimação, que é Rodrigo Maia.

Nesse episódio do coronavírus, o presidente da Câmara é apresentado como uma espécie de primeiro-ministro. É ele quem faz pronunciamentos “sóbrios” sobre o enfrentamento da pandemia e a crise na economia. Bolsonaro é tratado pela mídia como bobalhão da corte, aquele “cunhado” que você convida por obrigação.

Durante o dia de hoje, os barões da mídia se animaram com um triunvirato neoliberal formado pelos presidentes da Câmara, Senado e STF. Eles seriam os responsáveis por tocar a agenda econômica, que vai tratar da privatização da Eletrobras (empresa que vale R$ 200 bilhões) e a reforma administrativa (desmantelamento do Estado para reforçar o superávit primário em R$ 400 bilhões visando o pagamento do juro da dívida interna).