Bolsonaro vai para o “tudo ou nada” contra a mídia e os governadores

O jornalista Ricardo Cappelli observa nesta segunda-feira (23) que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) resolveu ir para o “tudo ou nada” contra os governadores e a mídia.

Segundo o articulista, Bolsonaro acusou os governadores e a mídia de estarem quebrando o país e gerando milhares de desempregados com um pânico desnecessário e premeditado.

O Capitão tem repetido por aí que a Covid-19 não passa de uma “gripezinha” e até arriscou anunciar a “cura” para o coronavírus, porém foi rapidamente desmentido.

Por outro lado, na vida concreta, é o Capitão que amplia o desemprego e a sensação de desamparo (vide a MP que suspende os salários por quatro meses).

Cappelli anota também que Guilherme Benchimol, da XP Investimentos, estima em 40 milhões de desempregados no segundo trimestre. “Uma verdadeira hecatombe”.

LEIA TAMBÉM
Aprovação de Bolsonaro derrete com o coronavírus, segundo o Datafolha

Economia

Desvairado, Olavo de Carvalho diz que a pandemia de Coronavírus não existe

Bolsonaro edita MP que deixa os trabalhadores sem salário por 4 meses

Abaixo, a íntegra do artigo de Ricardo Capelli:

Bolsonaro dobra a aposta. Pode dar certo?

Ricardo Cappelli*

Com o país paralisado pelo coronavírus, o presidente foi para o “tudo ou nada”. Partiu para o ataque e acusou os governadores e a mídia de estarem quebrando o país e gerando milhares de desempregados com um pânico desnecessário e premeditado. Vai dar certo?

Depois de ser atropelado pelos fatos nos lances iniciais, o Capitão parece estar reagrupando seu exército e redefinindo sua estratégia. Dobrou sua aposta e resolveu colocar todas as suas fichas duas casas adiante.

O que será pior, as mortes causadas pelo vírus ou o drama social causado pela paralisia econômica?

Se vidas forem ceifadas na mesma proporção do quem vem ocorrendo no norte da Itália, o presidente e boa parte do sistema político serão tragados pela tragédia. Cadáveres costumam enterrar carreiras política de sucesso.

Junho de 2013 engoliu quem estava no poder e quase todo o establishment político do país, abrindo caminho para a ascensão da extrema-direita. Abril de 2020 pode engolir a extrema-direita e novamente enterrar o sistema político, abrindo um novo e imprevisível buraco.

Um estudo de Oxford indica o Brasil e a Nigéria como as maiores catástrofes causadas pelo coronavírus. Prevê a morte de 478 mil pessoas em nosso país. Não precisará tanto. A imagem de caminhões do exército retirando centenas de corpos já será suficiente para um terremoto político.

Mas, e se isto não acontecer?

Guilherme Benchimol, da XP, afirmou que a epidemia pode causar o desemprego de 40 milhões de pessoas. Uma verdadeira hecatombe. De quem será a responsabilidade por esta tragédia igualmente dramática? Do vírus? Dos governadores? Da mídia? O Capitão já começou esta disputa.

Mandetta já adotou um tom completamente diferente na coletiva deste domingo. Relativizou perigos, mostrou preocupação com a questão econômica e até atacou a China. Dizem que Osmar Terra estaria pronto para assumir o seu lugar.

A Globo também enquadrou seu exército para a briga. O “autodesmentido” de Drauzio Varella foi constrangedor. Se em janeiro o vírus não era tão letal, todo mundo podia circular normalmente, o que mudou agora? Uma mutação ampliou a letalidade? O médico deveria ter dito que errou. A opção pelo meio do caminho contaminou sua reputação.

Globo e Bolsonaro travam uma luta de vida ou morte. Mandetta e Drauzio são as primeiras vítimas da guerra pelo poder. Os fuzileiros saem na frente e normalmente levam os primeiros tiros.

Se as mortes não vierem na quantidade esperada, a mídia e os governadores dirão que foi em função das medidas tomadas à revelia do governo federal.

Bolsonaro vai chamar todos de irresponsáveis por propagarem o pânico. Dirá que o resultado comprova sua tese de que era uma “gripezinha” e chamará todos de sabotadores do país.

A percepção da crise e as formas de enfrentá-la são diferentes. A classe média consegue ficar em casa no seu confinamento sem muitas dificuldades. E o povo? Como é ficar confinado num cômodo onde moram oito pessoas? Como fica o sustento sem o dinheiro circulando?

Vida ou morte para a maioria da população sempre foi um detalhe, infelizmente. Tragédias pessoais e perdas por doenças, assassinatos e outros motivos evitáveis fazem parte da rotina desde cedo. O que vai falar mais forte, o medo da morte ou a fome?

Acuado pela perda de popularidade na classe média e ridicularizado no planeta por assumir o papel de menino de recados tresloucado de Trump, Bolsonaro decidiu fazer sua aposta mais irresponsável e arriscada.

Pode funcionar?

*Ricardo Cappelli é jornalista e secretário de estado do Maranhão, cujo governo representa em Brasília. Foi presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes) na gestão 1997-1999.