Boletim do coronavírus no Brasil em 28 de março

O Brasil contabiliza 93 mortos e 3.477 casos de infecção pelo coronavírus, informa as secretarias estaduais de saúde. Este é o boletim da COVID-19 deste sábado, dia 28 de março de 2020.

O levantamento foi atualizado às 23h desta sexta-feira (27 pelas secretarias estaduais de Saúde. Segundo esses órgãos, são 3.477 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil com 93 mortos, 68 deles em São Paulo, de acordo com a secretaria de Saúde do estado.

O avanço da doença está acelerado: foram 25 dias desde o primeiro contágio confirmado até os primeiros 1.000 casos (de 26 de fevereiro a 21 de março). No entanto, os outros 2.000 casos foram confirmados em apenas seis dias ( de 21 a 27 de março).

Bolsonaro pode ser responsável pela morte de mais de 1 milhão de pessoas no Brasil, cacula a Folha
A Folha de S. Paulo, edição deste sábado (28), calcula em 1,15 milhão de mortos pelo coronavírus no Brasil, se não houver restrição ao contágio. Em português claro, o jornalão responsabiliza antecipadamente o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que vem se esforçando pela flexibilização do isolamento social e da proibição de estabelecimentos não essenciais.

A Folha recorreu a estudo feito por uma equipe de 30 cientistas do Imperial College de Londres para concluir que adotar estratégias radicais de isolamento social para conter novo coronavírus pode salvar mais de 1 milhão de vidas no Brasil.

De acordo com o jornal paulistano, no trabalho divulgado nesta quinta (26), os especialistas em doenças transmissíveis calcularam o número de infectados, pacientes graves e mortos em cinco cenários de disseminação do vírus no Brasil.

Economia

Rainha Elizabeth II testou positivo para o novo coronavírus
Os tabloides britânicos afirmam que a rainha Elizabeth II testou positivo para o novo coronavírus, o Palácio de Buckingham confirmou em um comunicado chocante alguns minutos depois que o primeiro-ministro Boris Johnson revelou que testou positivo para coronavírus.

LEIA TAMBÉM
Lula cobra do governo Bolsonaro medidas para conter expansão do coronavírus

Governadores do Nordeste defendem as medidas de isolamento contra o coronavírus

A falta de empatia de Bolsonaro: “Alguns vão morrer, vão morrer, lamento, é a vida”

As notícias da rainha com teste positivo para COVID-19 não são uma surpresa, pois havia a possibilidade de ela ter sido exposta pelo vírus durante uma de suas reuniões semanais com o primeiro-ministro Boris Johnson, que havia testado positivo uma hora atrás.

Em uma breve declaração, o palácio disse: “O HMQ também testou positivo e está atualmente se auto-isolando no Castelo de Windsor. A rainha entrou em contato com a PM no dia 11 de março e está seguindo todos os conselhos adequados em relação ao seu bem-estar”.

Entenda a ajuda do governo para financiar salário do trabalhador de pequenas e médias empresas
O governo federal anunciou nesta sexta-feira (27) uma linha de crédito emergencial para pequenas e médias empresas e que vai ajudá-las a pagar os salários de seus funcionários pelo período de dois meses. Economistas consideram “tímida” tal medida em comparação às ações tomadas por outros países.

Anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, o programa vai disponibilizar no máximo R$ 20 bilhões por mês, ou seja, R$ 40 bilhões em dois meses.

Acerca da ajuda do governo poder-se-ia dizer, a princípio, que ela é “frustante” porque o montante destinado ao combate dos efeitos do coronavírus é muito pequeno –quase nada diante de uma recessão preexistente, qual seja, fabricada pelo presidente Bolsonaro e seu ministro da Economia, Paulo Guedes, antes mesmo da eclosão da COVID-19.

Para ser efetivo, o governo deveria ter anunciado ajuda a fundo perdido ao invés de financiamento em troca de empregos e da permanência dos trabalhadores em casa.