Bernie Sanders vai vencer primárias do Partido Democrata, diz pesquisa da The Economist

Compartilhe agora
Pesquisa do jornal britânico The Economist afirma que Bernie Sanders vai vencer primária do Partido Democrata com 29%.

A revista britânica The Economist publicou uma pesquisa neste domingo (1º) apontando o senador Bernie Sanders, do estado de Vermont, como virtual vencedor das primárias do Partido Democrata.

De acordo com a sondagem da Economist, Sanders tem 29% da preferência dos delegados; Michel Bloomberg tem 18%; Joe Biden soma 16%; e Pete Buttiegieg obteve 11%.

São 28 pré-candidatos disputando as primárias no Partido Democrata, porém a maioria já desistiu do processo eleitoral. O vencedor dessa peleja será o oponente do atual presidente Donal Trump, do Partido Republicano.

O levantamento da publicação britânica afirma que Sanders tende a vencer a corrida adotando programas ambiciosos de gastos para fornecer assistência universal à saúde, aumentar o acesso ao ensino superior e lidar com a piora da crise imobiliária nos Estados Unidos.

LEIA TAMBÉM
Jornalista bolsonarista diz ter medo de Sanders vencer nos EUA

Bolsonaro quer acabar com o SUS; Bernie Sanders propõe criação de um SUS

Bernie Sanders se declara vencedor na primária de Iowa, nos EUA

A pesquisa diz que Sanders ganha entre os democratas brancos (25%), hispânicos (30%) e outros (34%). O senador de Vermont ainda lidera entre os mais jovens, com menos de 30 anos (48%) e nos eleitores com idade entre 30 e 44 anos (31%).

53% dos delegados com faculdade ou alguma faculdade preferem Sanders, segundo a The Economist.

A pesquisa foi realizada no último dia 27 de fevereiro via telefone, por meio de entrevistador (não robôs). A margem de erro é de 4% para mais ou para menos.

Socialismo x capitalismo

Em outra pesquisa, da emissora CBS, os delegados democratas nos estados do Texas e da Califórnia preferem o socialismo ao capitalismo.

Segundo a TV, o modelo econômico socialista é aprovado por 56% dos texanos e por 57% dos californianos.