Petrobras envia carta informando local para efetivação da demissão de funcionários da FAFEN

Os petroleiros da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados – FAFEN-PR começaram a receber em suas casas telegramas da Petrobras para comparecerem nesta sexta-feira (14) em local determinado pela empresa para efetivarem suas demissões. A empresa enviou carta, inclusive, para trabalhadores afastados por doença ou em tratamentos de câncer, sem qualquer cuidado com o ser humano e sua família. De acordo com a Federação Única dos Petroleiros (FUP), até o momento são 144 trabalhadores comunicados.

A FUP denuncia que mais uma vez a empresa insiste em descumprir o Acordo Coletivo de Trabalho, quando não realiza as homologações no Sindicato dos Químicos do Paraná – Sindiquímica-PR.

LEIA TAMBÉM:
Parasita, Paulo Guedes recebe ajuda de R$ 8,2 mil para comer e dormir

VEJA reacende ‘queima de arquivo’ na morte de Adriano da Nóbrega

Na visita ao Papa, Globo destaca “depoimento de Lula” à Justiça que não ocorreu

A entidade destaca que além da dispensa coletiva, a Petrobras não pagou o adiantamento dos petroleiros da FAFEN-PR no dia 10. Em contrapartida está distribuindo cheques de R$3 mil por dia à trabalhadores que permanecerem em seus postos de trabalho, além do adiantamento do Prêmio por Performance (PPP 2019), na tentativa de enfraquecer a greve.

Economia

Contudo, os dirigentes sindicais garantem que quanto mais a direção da Petrobras aposta no conflito, criminalizando a greve dos petroleiros, mentindo para o judiciário e recusando-se a negociar com a FUP, mais a categoria fortalece o movimento nas bases. Segundo o último levantamento, já são 113 unidades do Sistema Petrobras na greve, em 13 estados do país, com mais de 20 mil petroleiros mobilizados. A paralisação atinge 53 plataformas, 23 terminais, 23 outras unidades operacionais, 11 refinarias e 3 bases administrativas.

Com informações da FUP.