OAB aciona CNJ contra Marcelo Bretas por participação em eventos políticos com Bolsonaro


A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entrou com uma representação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nesta segunda-feira (17) acusando o juiz federal Marcelo Bretas, responsável pela Lava Jato no Rio de Janeiro, de participar de “atos de caráter político partidário, de superexposição e de autopromoção”.

Segundo o colunista Lauro Jardim, do Jornal O Globo, a petição direcionada ao corregedor do CNJ, Humberto Martins, é assinada por Felipe Santa Cruz, presidente da OAB, e leva em conta os eventos em que Bretas participou com o presidente Jair Bolsonaro no sábado e postagens feitas pelo juiz nas redes sociais.

“Não apenas participou de evento de natureza política — festa evangélica na praia e inauguração de obra pública —, em manifesta afronta à vedação constitucional, como acompanhou a comitiva presidencial desde a chegada na cidade do Rio de Janeiro, publicando, ainda, postagens com manifestação de apreço em redes sociais” , diz trecho do documento.

LEIA TAMBÉM:

Bolsonaro defende juiz de garantias em parecer da AGU; contrariado, Moro pode sair do governo

MP do Contrato Verde e Amarelo promove o trabalho informal, critica Paulo Paim

Economia

Deputado do PSL quer revogar trecho da Lei dos Partidos Políticos que pune infidelidade

No sábado, ele apareceu com ex-capitão em duas situações: a inauguração da alça de ligação da Ponte Rio-Niterói com a Linha Vermelha e depois em um vídeo cantando música entoada pelo missionário R.R Soares.

Ele chegou ao local no carro oficial do próprio presidente e subiu em um palco para discursos ao lado de ministros, prefeitos e deputados, situação atípica para a função que exerce nos tribunais.