Lula nega ter recebido propina de montadoras e diz que acusação do MP é ‘leviana’

O ex-presidente Lula (PT) prestou depoimento na tarde desta quarta-feira (19) ao juiz Vallisney de Oliveira, da 10ª Vara da Justiça Federal, em Brasília, no processo da Operação Zelotes, da Polícia Federal.

Durante o depoimento, Lula disse que há “muita má-fé” e “leviandade” na acusação do Ministério Público Federal (MPF), que o denunciou por suposto recebimento de propina em troca da edição de uma medida provisória para favorecer montadoras automobilísticas em 2009. Ele negou ter sido favorecido pela edição da MP, aprovada posteriormente por deputados e senadores no Congresso.

“Eu conheço a acusação. Há muita má-fé, há muita leviandade”, afirmou Lula. “Eu estou cansado de tanta mentira, de tanta leviandade, tantas insinuações. Parem de insinuar coisas ao meu respeito”, protestou o ex-presidente.

LEIA TAMBÉM:
URGENTE: Senador Cid Gomes é baleado no Ceará

Ação contra Lula criminaliza política de desenvolvimento regional

Robôs bolsonaristas defendem general Heleno em chantagem contra Congresso

Economia

Na denúncia, o MPF sustenta que o ex-presidente Lula e Gilberto Carvalho, então chefe de gabinete da Presidência, arrecadaram R$ 6 milhões de forma ilegal para campanha eleitoral do PT. O dinheiro teria sido repassado por Mauro Marcondes, apontado como lobista de uma empresa do setor e pelo advogado José Ricardo da Silva.

“Eu não discuto medida provisória com empresários. Quem discute é o ministro da área que faz a MP. O Mauro Marcondes pode ter participado de alguma reunião comigo, mas em conjunto com outros empresários da área automobilística”, declarou Lula.

A Operação Zelotes foi deflagrada em 2015 para investigar organizações criminosas que atuavam junto ao tribunal administrativo da Receita Federal.

Com informações do G1.