Lula e Papa Francisco debaterão o combate à pobreza


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá uma reunião histórica com o papa Francisco nesta quinta-feira (13) no Vaticano. No encontro, Lula vai abordar com o papa o combate à fome, à desigualdade e à intolerância. A chamada “Economia de Francisco de Assis”, impulsionada pelo papa, também será discutida entre os dois líderes.

“Vou visitar o Papa Francisco para agradecer não só pela solidariedade que teve comigo em um momento difícil, mas sobretudo pela dedicação dele ao povo oprimido. Também quero debater a experiência brasileira no combate à miséria”, escreveu Lula em sua conta no Twitter na semana passada.

O papa Francisco tem se notabilizado por seu compromisso a favor de uma economia com maior inclusão social e distribuição de renda. Outro tema relevante na agenda do papa Francisco á a defesa do equilíbrio ambiental planetário.

O papa tem criticado abertamente a política do governo Bolsonaro em relação à preservação da Amazônia, ameaçada pela expansão da mineração, do avanço sobre os territórios indígenas e do desmatamento sistemático promovido por madeireiros e o agronegócio predador.

LEIA TAMBÉM:

Lula e Papa Francisco discutirão sobre fome e intolerância nesta quinta-feira

Economia

Lula é homenageado pela prefeitura de Roma

‘Moro é capanga da milícia’, diz deputado Glauber Braga

O documento final do Sínodo da Amazônia reafirma os compromissos do papado de Jorge Bergoglio (papa Francisco) com a defesa da Amazônia e da proteção aos povos originários.

Lula também vai agradecer o apoio recebido do papa durante a sua prisão política em Curitiba.