Greenpeace questiona Conselho da Amazônia e Bolsonaro pergunta: “Quem é Greenpeace?”; assista

O Greenpeace fez uma série de questionamentos sobre o recém criado Conselho Nacional da Amazônia; como, por exemplo, o absurdo de os governadores dos Estados da Amazônia Legal não fazerem parte do órgão.

Bolsonaro concedeu entrevista e desqualificou a principal ONG ambientalista do planeta. Assista a seguir:

O Greepeace questionou os valores que serão utilizados no Conselho da Amazônia e também criticou a ausência de governadores no órgão, os planos, meta ou orçamento destinado pelo governo.

Leia a nota do Greenpeace:

“O conselho não tem plano, meta ou orçamento. Ele não anulará a política antiambiental do governo e não tem por finalidade combater o desmatamento ou o crime ambiental. Os governadores, indígenas e a sociedade civil não fazem parte da sua composição. E numa tentativa de minimizar o impacto negativo da gestão do ministro Ricardo Salles, Bolsonaro retirou o Ministro do Meio Ambiente do comando de políticas ambientais para a Amazônia e espera que isto já seja o suficiente para enganar a opinião pública e os investidores internacionais. Mas os resultados continuarão sendo medidos diariamente pelos satélites que medem o desmatamento.

Economia

No último ano, assistimos a um orquestrado desmonte dos órgãos de proteção e fiscalização ambiental, que resultou num aumento do desmatamento em 30%, na queima da floresta e da imagem do Brasil nacional e internacionalmente.

Desde o anúncio do aumento do desmatamento em novembro, o governo emitiu uma Medida Provisória para premiar grileiros (MP 910/2019) e um Projeto de Lei para garimpeiros (PL 191/2020). Os alertas de desmatamento medidos pelo sistema DETER do INPE para o mês de janeiro de 2020 apontaram 280 km², o dobro do registrado no mesmo período do ano passado. Agora reuniram o presidente, seu vice, os ministros e autoridades em uma grande cerimônia, uma encenação, para criar um conselho que é uma verdadeira soma de zeros”

Com informações do Brasil 247.

LEIA TAMBÉM
PT quer sustar decreto de Bolsonaro que exclui sociedade e governadores do Conselho da Amazônia

Papa sonha com Amazônia dos pobres e dos povos nativos

Inpe: Desmatamento na Amazônia cresceu 108% em janeiro