Corregedoria inocenta os 31 PMs envolvidos no massacre em Paraisópolis

A Corregedoria da Polícia Militar de São Paulo arquivou a investigação sobre os 31 policiais que participaram do massacre de Paraisópolis, na capital paulista, no início de dezembro.

A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (7), após a conclusão do inquérito. A Polícia Civil, por meio do DHPP, ainda investiga a operação da PM.

“É lamentável e inaceitável que a Corregedoria da PM tenha considerado a ação policial em Paraisópolis como lícita. Pode gerar uma verdadeira ‘licença para matar’, legitimando novas ações violentas e desastrosas de policiais em bailes que reúnem centenas e milhares de adolescentes nas periferias”, avaliou Ariel de Castro Alves, advogado integrante do Conselho Estadual de Direitos Humanos (Condepe) e do Grupo Tortura Nunca Mais.

Para ele, em vez de ter as investigações arquivadas, os policiais deveriam ser responsabilizados por homicídio doloso, no chamado dolo eventual.

“Ao jogarem bombas de gás lacrimogêneo, realizarem disparos de balas de borracha e agressões com cassetetes, socos e chutes, além da pressão com o uso das viaturas, visando a dispersão dos adolescentes e jovens em vielas e becos sem saída, eles assumiram o risco de gerar a tragédia, com as mortes”.

LEIA TAMBÉM
“O ódio transforma os pobres em alvo a ser abatido”, diz Ivan Valente sobre PM

Economia

Após matança em Paraisópolis, Doria elogia PM de São Paulo

Em SP, 9 pessoas morrem pisoteadas após ação da polícia em baile funk

No entanto, a Corregedoria da PM concluiu que os policiais agiram em legítima defesa. O relatório destaca também que os agentes sequer praticaram infração militar.

O inquérito está sob responsabilidade do juiz Ronaldo João Roth, da 1ª Auditoria do Tribunal da Justiça Militar. E será encaminhado para o Ministério Público, que poderá pedir novas investigações, concordar com o arquivamento ou apresentar denúncia à Justiça.

As informações são da Rede Brasil Atual.