Colunista do Globo afirma que Flávio Dino é “algo de novo no front” político de 2022

Reprodução redes sociais.
O jornalista Bernardo Mello Franco, colunista do Globo, afirma neste sábado (1º) que o governador do Maranhão, Flávio Dino (MOV), é a novidade política para a eleição presidencial de 2022.

Segundo o texto, o ex-presidenciável do PT Fernando Haddad não consegue mobilizar as ruas nem incomodar o governo. “Parte da paralisia é atribuída a Fernando Haddad”, escreve o articulista.

O colunista do Globo aponta o que ele considera deficiências políticas de Haddad ao passo que enaltece as qualidades políticas de Dino, cuja amplitude pode ser medidas pelas conversas com FHC, Lula e o apresentador Luciano Huck com vistas às eleições de 2022.

A discorrer sobre a frente ampla, inspirada no movimento uruguaio, Mello Franco revela a estratégia do governador Flávio Dino:

“O objetivo é convencer Lula a embarcar no plano, mas Dino também está disposto a tocá-lo sem o PT.”

Leia a íntegra do artigo de Bernardo Mello Franco, no Globo:

Economia

Algo de novo no front

Ainda é cedo para saber quem serão os adversários do bolsonarismo em 2022. Mas a movimentação do governador do Maranhão, Flávio Dino, indica que há algo de novo no front da esquerda. Ele é filiado ao PCdoB, que nunca lançou candidato ao Planalto.

Maior partido de oposição, o PT permanece nas cordas desde a derrota de 2018. Mesmo com Lula livre, não consegue mobilizar as ruas nem incomodar o governo. Parte da paralisia é atribuída a Fernando Haddad.

Depois de receber 47 milhões de votos, o ex-ministro voltou à universidade e se distanciou dos eleitores. Limita-se a escrever artigos e comentar notícias no Twitter. Seu canal de entrevistas tem 27 mil inscritos, uma audiência irrisória diante de qualquer youtuber bolsonarista.

LEIA TAMBÉM
Na prateleira, Flávio Dino ajusta discurso sobre questão econômica

Luciano Huck e Flávio Dino articulam chapa para 2022, diz Noblat

Globo exige que Huck deixe o Caldeirão, se quiser disputar a Presidência da República

É neste vazio que Dino começa a se projetar como alternativa. Ele se reelegeu numa coligação de 16 partidos, que uniu o PCdoB ao DEM. Agora defende a montagem de uma frente ampla para impedir a reeleição de Bolsonaro.

O governador tem ampliado suas conversas para além da esquerda. Nas últimas semanas, esteve com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e com o apresentador Luciano Huck, xodó dos órfãos do PSDB. Também mantém contato frequente com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

No Maranhão, Dino destronou a família Sarney, que dominou o Estado por meio século. Em 2014, também derrotou o petismo. Lula preferiu apoiar o encrencado Lobão Filho, em nome da finada aliança com o PMDB.

Agora os petistas se esforçam para cortejar o governador. Em janeiro, Lula sugeriu que ele seria bem-vindo de volta ao PT, onde começou a militar na juventude. O ex-presidente nega ter feito um convite formal, mas a sondagem ocorreu.

Para aliados, Dino reúne características que podem arejar a oposição. Faz uma gestão popular, nunca se envolveu em escândalos e tem perfil conciliador. Antes de ser governador, ele foi deputado e juiz federal. Gosta de contar que passou em primeiro lugar no concurso que aprovou um certo Sergio Moro.

Para tirar a extrema direita no poder, o governador prega uma renovação de slogans e de estratégia. Ele já tentou convencer seu partido a mudar de nome, argumentando que o termo “comunista” voltou a soar como palavrão. Não conseguiu, mas vai testar outra saída nas eleições municipais.

Na quinta-feira, ele lançou o Movimento 65, que busca filiar “pessoas progressistas” para a disputa das prefeituras. Na nova logomarca, o vermelho do PCdoB dá lugar ao verde e amarelo, e a foice e o martelo são substituídos pela bandeira do Brasil.

Em vídeo para atrair simpatizantes, Dino fala em juntar “boas ideias, gestão eficiente e vontade” para “construir um Brasil melhor”. A conversa insossa deve provocar urticária na velha guarda do partido, que sonhava em transformar o país numa Albânia tropical.

O governador define a reciclagem como um mero “reposicionamento de marca”, sem abrir mão de princípios. Sua inspiração é a Frente Ampla uruguaia, prestes a deixar o poder após 15 anos de governos de centro-esquerda. O objetivo é convencer Lula a embarcar no plano, mas Dino também está disposto a tocá-lo sem o PT.