Bolsonaro participará da posse do novo presidente do Uruguai no domingo

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) embarca neste domingo (1º) para Montevidéu, onde participará da posse do novo presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou. O presidente retornará a Brasília no fim do dia.

Eleito pelo Partido Nacional, de centro-direita, Lacalle Pou interromperá 15 anos de governo da coalizão de esquerda Frente Ampla, em que Tabaré Vázquez e José “Pepe” Mujica se alternaram no poder.

LEIA TAMBÉM:
Regina Duarte rompe com a Globo e deve ‘casar’ com Bolsonaro dia 4

Dirigente da Embratur é locutor de vídeo golpista compartilhado por Bolsonaro

Aprovação de Sérgio Moro continua despencando, segundo a Paraná Pesquisas

O embaixador Pedro Miguel da Costa e Silva, secretário de Negociações Bilaterais e Regionais nas Américas do Itamaraty, afirmou nesta sexta-feira (28) em entrevista coletiva que a visita de Bolsonaro ao país vizinho inaugura uma nova era nas relações diplomáticas entre Brasil e Uruguai.

Economia

“Essa visita, além do caráter protocolar, tem um simbolismo que inaugura, inicia uma nova etapa da relação com o Uruguai. Ficou claro, com o contato dos presidentes e durante a visita do futuro chanceler a Brasília, uma grande sintonia. Não só na agenda bilateral, como na agenda regional”, disse.

Costa e Silva também afirmou que a expectativa do governo brasileiro é que o novo presidente realize uma mudança na postura internacional do Uruguai em temas políticos da América do Sul.

“O elemento novo vai ser uma maior sintonia, uma maior possibilidade de trabalhar juntos nos temas regionais. Já recebemos indicações que haverá mudanças de posições em relação a temas centrais para o Brasil na agenda regional, como Venezuela e Bolívia”, disse.

Acompanham Bolsonaro na vigem à capital uruguaia os ministros Ernesto Araújo (Relações Internacionais) e Augusto Heleno (Segurança Institucional), o senador Luiz Carlos Heinze (PP-RS) e o deputado federal Celso Russomano (Republicanos-SP).

Com informações do G1.