Trump diz que ataques do Irã não deixaram vítimas

Donald Trump fez pronunciamento na Casa Branca após ataque iraniano a uma base militar no Iraque, resposta ao assassinato do general Qassem Soleimani — Foto: Evan Vucci/AP
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira que nenhum norte-americano morreu nos ataques iranianos a bases militares que abrigavam tropas dos EUA no Iraque, e fez um apelo para que potências mundiais busquem um novo acordo nuclear com o Irã.

“Nenhum norte-americano ficou ferido no ataque da noite passada pelo regime iraniano. Não tivemos vítimas”, disse Trump em discurso na Casa Branca.

LEIA TAMBÉM:
Lula: “Bolsonaro não tem medido esforços para provar que é um lambe-botas dos EUA”

Irã diz que não entregará caixas-pretas de avião ucraniano aos americanos

Por Israel, Bolsonaro estuda envio de tropas no Oriente Médio

“O fato de que temos essas Forças Armadas e equipamentos fantásticos, no entanto, não significa que temos de usá-los. Não queremos usá-los. A força americana, tanto militar quanto econômica, é a melhor ferramenta de dissuasão”, disse.

Economia

Trump se aproximou, mas não chegou, a fazer uma ameaça direta de ação militar contra o Irã. Ele fez um apelo para que potências mundiais, incluindo Rússia e China, para abandonarem o acordo nuclear de 2015 com o Irã e trabalhar por um novo acordo.

“Temos todos de trabalharmos juntos na direção de fazer um acordo com o Irã que torne o mundo um lugar mais pacífico e mais seguro”, disse.

Forças iranianas dispararam mísseis em bases militares que abrigam tropas norte-americanas no Iraque na quarta-feira em retaliação pelo assassinato cometido pelos EUA de um general iraniano, aumentando as apostas nas tensões entre Teerã e Washington e gerando receios de uma guerra mais ampla no Oriente Médio.

Da Agência Reuters.