Ministro Celso de Mello ficará afastado do STF até março

O ministro Celso de Mello vai se afastar de suas funções no Supremo Tribunal Federal (STF) até o mês de março. Ele fará uma cirurgia em 10 de janeiro e a recuperação deve se estender por todo o mês de fevereiro.

A informação foi publicada pelo jornal Integração, de Tatuí (SP), terra natal do ministro, e confirmada pelo Portal Jota.

Com a ausência do decano, o habeas corpus de Lula em que o ex-presidente pede a suspeição de Sergio Moro nos processos da Lava Jato não será julgado pela 2ª Turma em fevereiro.

LEIA TAMBÉM
China diz que EUA devem parar sua “aventura militar” no Oriente Médio

Bolsonaro: “Vou colocar os jornalistas vinculados ao Ibama, é uma raça em extinção”; assista

Multidão se reúne para funeral do general Soleimani no Irã; filha alerta EUA para “dia sombrio”

Economia

Além disso, o ministro não deve participar de julgamentos importantes que já estão pautados no plenário em fevereiro, como: as ações contra o tabelamento do frete no transporte rodoviário de cargas, o recurso sobre a possibilidade de execução imediata da pena após a condenação pelo tribunal do júri e a ADI que questiona decreto sobre processo especial de cessão de direitos de exploração de campos de petróleo pela Petrobras, sem aval do Congresso

Prevista para o dia 5 de fevereiro, a conclusão do julgamento da ADI que questiona pontos da LRF deve ser adiada, já que só falta o voto de Celso de Mello para a conclusão. A maioria dos ministros votou para barrar a possibilidade de redução de vencimentos de funcionários públicos prevista na LRF.

As informações são do Jota.