‘Marighella’, o filme, estréia no Brasil em 14 de maio

Após ter o lançamento adiado por problemas com a Ancine, o filme “Marighella” vai estrear no Brasil no dia 14 de maio.

A informação foi publicada na página do filme no Instagram. A obra foi dirigida por Wagner Moura e inspirada na biografia escrita pelo jornalista Mário Magalhães.

Segundo Wagner Moura, o atraso no lançamento aconteceu por censura política da Ancine pelo governo Bolsonaro. Confira o que ele disse para o jornalista Leonardo Sakamoto:

“Como grande empresa, a [produtora] O2 não pode chegar e dizer que a Ancine censurou o filme. Mas eu posso. Susteno o que já disse. É uma censura diferente, mas é censura, que usa instrumentos burocráticos para dificultar produções das quais o governo discorda. Não há uma ordem transparente por parte do governo para que isso aconteça, no entanto já vimos Bolsonaro publicamente dizer que a cultura precisa de um filtro. E esse filtro seria feito pela Ancine”. 

O filme retrata os últimos cinco anos de vida de Carlos Marighella, escritor, político e guerrilheiro, de 1964 até sua violenta morte em uma emboscada em 1969.

Seu Jorge interpreta o guerrilheiro e contracena com Bruno Gagliasso, Humberto Carrão, Rafael Lozano e Luiz Carlos Vasconcelos.

Confira a publicação do filme no Instagram:

 

Ver essa foto no Instagram

 

“A única luta que se perde é aquela que se abandona”. #MarighellaOFilme estreia oficialmente 14 de maio nos cinemas.

Uma publicação compartilhada por Marighella – O Filme (@marighella_ofilme) em

LEIA TAMBÉM
Ancine censura cartazes de filmes e faz ‘filtro’ de notícias no site

Em Lisboa, Wagner Moura diz que há censura no Brasil

Fernanda Montenegro sobre a censura: ‘Nenhum sistema vai nos calar’

Com agências.