Em nota, PT diz que denúncia do MPF contra Greenwald é vingança

O PT divulgou uma nota nesta segunda-feira (21) sobre a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra o jornalista Glenn Greenwald, editor do site The Intercept Brasil. Para o partido, o MPF têm como objetivo “vingar-se pelas reportagens que denunciaram os crimes da Lava Jato e confirmaram a parcialidade de Sergio Moro e seus procuradores, apontada ao Supremo Tribunal Federal pela defesa do ex-presidente Lula”.

LEIA TAMBÉM:
URGENTE: MPF denuncia Glenn Greenwald por “ligação com hackers”

Advogados de Glenn Greenwald emitem nota sobre denúncia

Glenn Greenwald comenta denúncia do MPF contra ele; assista

“A vingança da Lava Jato contra o jornalismo reforça a escalada da extrema-direita – por meio do governo e de seus agentes em instituições como o Judiciário e o MP – na direção de um estado policial. Repressão, censura, violência policial e judicial são os instrumentos que utilizam para implantar, à força, um programa econômico que arruína o país e destrói os direitos do povo, a começar pelo direito ao emprego”, diz trecho da nota.

Confira a íntegra da nota:

Economia

Em mais um episódio de abuso de autoridade e usurpação de competência, um procurador do Ministério Público Federal apresentou hoje (21/01) denúncia criminal contra o jornalista Glenn Greenwald, editor do site The Intercept Brasil. A motivação é clara: vingar-se pelas reportagens que denunciaram os crimes da Lava Jato e confirmaram a parcialidade de Sergio Moro e seus procuradores, apontada ao Supremo Tribunal Federal pela defesa do ex-presidente Lula.

A denúncia do MP contraria frontalmente decisão liminar do STF, que proibiu a inclusão de Greenwald e seu site nas investigações da Polícia Federal que tinham o objetivo de criminalizar a série de reportagens da Vaza Jato. Trata-se de mais um crime, desta vez contra a liberdade de imprensa, cometido pelos parceiros de Sergio Moro com o incentivo e cobertura das Organizações Globo.

A vingança da Lava Jato contra o jornalismo reforça a escalada da extrema-direita – por meio do governo e de seus agentes em instituições como o Judiciário e o MP – na direção de um estado policial. Repressão, censura, violência policial e judicial são os instrumentos que utilizam para implantar, à força, um programa econômico que arruína o país e destrói os direitos do povo, a começar pelo direito ao emprego.

A Lava Jato foi extremamente útil à implantação desse programa, que para se impor precisa calar manifestações e atacar a democracia.

Não é mera coincidência que a denúncia contra o editor da Vaza Jato tenha sido feita horas depois de o ministro da destruição da economia brasileira, Paulo Guedes, ter anunciado na Suíça a entrega total das nossas compras públicas às empresas estrangeiras. Esta é a consequência direta da destruição das grandes empresas nacionais competitivas, privadas e estatais, promovida pela Lava Jato e por uma sistemática campanha de mídia contra o projeto de desenvolvimento soberano com inclusão social que o país conheceu nos governos do PT.

O povo brasileiro é a maior vítima dos ataques às liberdades democráticas e à soberania nacional, por parte da extrema-direita e seus aliados na mídia, no mercado e nas instituições. O PT seguirá lutando pelo restabelecimento pleno do estado de direito em nosso país, o que exige a anulação da sentença ilegal de Sergio Moro contra Lula e a punição dos crimes cometidos pela Lava Jato contra a Justiça e contra o Brasil.

O PT está solidário ao jornalista Glenn Greenwald, em defesa da liberdade de imprensa, da democracia e da soberania nacional.

Comissão Executiva Nacional do PT

São Paulo, 21 de janeiro de 2020