Caoa desiste de comprar Ford no ABC e Doria deixa trabalhadores na mão

fordeu ABC
O grupo Caoa desistiu de comprar a fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, São Paulo. A informação foi divulgada pelo governador João Doria (PSDB). O governador paulista prometeu aos metalúrgicos apresentar uma solução para impedir o fechamento da fábrica e a demissão de centenas de trabalhadores.

“Não foi possível viabilizar [a venda da fábrica da Ford para a Caoa] neste caso específico”, disse Doria em entrevista coletiva.

“Não é fácil você vender uma fábrica instalada, é difícil, sob certos os aspectos. É mais fácil você motivar a implantação de uma fábrica do que a venda de uma fábrica porque ela tem que ser muito ajustada. Uma coisa é você fazer um terno, e outra é você vender o terno pronto para um número muito pequeno de potenciais usuários”, declarou o governador tucano.

Em nota, o grupo Caoa confirmou a informação do governador. “A Caoa confirma que as negociações devam seguir o encaminhamento informado pelo governador Doria.”

LEIA TAMBÉM:

Ford fecha e demite em São Bernardo; Doria deixa trabalhadores na ‘mão’

Economia

Ford fecha em São Bernardo do Campo e futuro da fábrica segue indefinido

Lula comemora indicação de ‘Democracia em Vertigem’ ao Oscar

João Doria adiantou que a compra da fábrica da Ford está sendo analisada por dois grupos empresariais chineses. Doria não identificou os dois grupos empresariais. “Há um entendimento novo com dois fabricantes chineses, entendimentos que estão em curso, mas não temos propagado, até para que eles possam seguir com tranquilidade, sem a pressão do tempo”, informou.

A Ford anunciou em 20 de outubro do ano passado o encerramento da produção de caminhões na fábrica de São Bernardo, após de 52 anos de funcionamento.

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC informou, na época, que cerca de 650 funcionários da produção seriam desligados da fábrica. Aproximadamente mil trabalhadores, da parte administrativa, continuariam na fábrica de São Bernardo e seriam transferidos para uma nova sede, na capital paulista, a partir de abril deste ano.

*Com informações da Agência Brasil