Brumadinho: Marcha de seis dias denuncia um ano do crime da Vale

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) iniciou, nesta segunda feira (20), uma marcha de seis dias para denunciar o crime da Vale em Brumadinho (MG), que completa um ano no próximo sábado, dia 25 de janeiro.

A tragédia provocou a morte de 270 pessoas – 11 delas ainda estão desaparecidas – e mudou toda a vida da população atingida pela lama e rejeitos de mais de 10 milhões de metros cúbicos (m3).

O crime da Vale também afetou a vida dos produtores rurais. Mais de 70 agricultores pediram indenização à mineradora, por meio da Defensoria Pública. Apenas 30 fecharam acordo com a mineradora.

LEIA TAMBÉM:
Bolsonaro pagou R$ 48 milhões por auditoria no BNDES que não revelou nada

URGENTE: Regina Duarte diz “SIM” a Bolsonaro e é a nova secretária da Cultura

Frota, ‘batedor’ oficial de Doria, pede saída de Weintraub do MEC

Economia

A largada da marcha ocorreu em Belo Horizonte, com uma caminhada dos atingidos e atingidas, saindo da Praça do Papa até a Praça Milton Campos, com paradas em frente ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e em frente a Agência Nacional de Mineração, no cruzamento da Afonso Pena com avenida do Contorno, onde protocolaram documentos para marcar posição em relação a postura do Estado.

A marcha segue para a cidade de Pompeu, onde tem atividades nessa terça feira (21). Na quarta os atingidos estarão em Juatuba, quinta-feira em Citrolândia e São Joaquim de Bocas, na sexta em Betim, onde será realizado seminário internacional que contará com a presença do ex-presidente Lula. A marcha termina no sábado (25), com atividades em Brumadinho e no Córrego do Feijão.

Marcha denuncia um ano da tragédia da Vale em Brumadinho.

Publicado por CUT Brasil em Segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Entenda o caso
O crime em Brumadinho, que ocorreu dia 25 de janeiro de 2019, foi o segundo rompimento de barragem da mineradora Vale. O acidente provocou a maior tragédia ambiental, trabalhista e humana do país, com centenas de mortos e desaparecidos.

O primeiro rompimento criminoso foi o da barragem da Samarco, em 2015, mineradora brasileira de propriedade da Vale e da anglo-australiana BHP Billiton, e ocorreu em Mariana.

O rastro de lama tóxica saiu de Mariana e percorreu 663 km até encontrar o mar, no Espírito Santo. O número de vítimas fatais foi de 19 pessoas do que o desastre ambiental.

Marcha
O deputado federal PT-MG, Rogério Correia, que foi relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apontou os responsáveis pelo crime, participou da marcha inicial nesta segunda-feira (20).

“Já entramos um relatório ao Ministério Público que deve fazer essa semana o indiciamento e a criminalização dessas pessoas”.

Rogério Correia, Deputado Federal PT/MG se soma a luta dos atingidos e denuncia o crime da Vale e um ano de impunidade do crime.

Publicado por CUT Brasil em Segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Por CUT