O recado de Lula ao PT no ato do Circo Voador no Rio, por Milton Alves

Em meio à euforia do encontro com os artistas e lideranças políticas da esquerda carioca no palco do Circo Voador, na noite desta quarta-feira (18), o ex-presidente Lula mandou um recado para o Partido dos Trabalhadores que terá profundos desdobramentos no futuro do petismo.

Durante o seu pronunciamento previamente escrito, Lula agradeceu o apoio da classe artística e fez a revelação mais importante da noite: Declarou “que não disputará a eleição presidencial de 2022”.

O líder petista alegou que ainda enfrenta muitos processos, tem mais de 70 anos, e que precisa dar mais atenção aos seus familiares, que são alvos de intensa perseguição judicial da Lava Jato. Alegações que têm repetido para diversos interlocutores.

A revelação de Lula tem o poder de sacudir as placas tectônicas no PT, alterando radicalmente o projeto eleitoral da legenda para 2022.

Se consolidada, a possível desistência do ex-presidente Lula pode provocar um conhecido fenômeno da dialética que gera o efeito da atração dos polos contrários e concorrentes entre si. Traduzindo para o terreno da política: sem a condição de candidato, Lula pode se tornar, novamente, um fator de coesão e aglutinação da esquerda e centro-esquerda fora do PT.

Economia

No entanto, para o PT, a decisão do ex-presidente pode significar o início de uma “guerra civil” entre as suas diversas facções pelo espólio político do próprio Lula e a herança do partido, que, em seus quase 40 anos de existência, sempre se unificou em torno da força eleitoral e carismática do ex-líder metalúrgico.

O cenário tende a ganhar contornos mais definidos a partir do desempenho do PT e de outros partidos da esquerda nas urnas, como a possível emergência eleitoral do PSOL nas eleições municipais de 2020.

De toda forma, querendo ou não, Lula iniciou, ontem no Rio, um sinuoso movimento que trará no seu bojo uma reconfiguração da esquerda no país.

É possível que o recado não tenha passado desapercebido de seus adversários mais íntimos de dentro e de fora do partido.

*Milton Alves é ativista social e militante do PT de Curitiba. Autor do livro ‘A Política Além da Notícia e a Guerra Declarada Contra Lula e o PT’

LEIA TAMBÉM:

Desistência de Lula pode reorganizar esquerda para 2022

Defesa de Flávio Bolsonaro entra com habeas corpus preventivo no STF

Leia a íntegra do discurso de Lula em defesa da Cultura