Hong Kong: Manifestação multitudinária marca seis meses de protestos


Manifestantes pró-democracia participaram da maior manifestação em massa pelas ruas de Hong Kong em meses neste domingo (8), em uma exibição vigorosa de apoio ao movimento, com um ativista avisando os líderes pró-Pequim da cidade de que eles tinham uma “última chance” de acabar com a crise política.

Os organizadores estimaram cerca de 800.000 pessoas marchando por horas no centro financeiro, quando os protestos comemoram seis meses, uma ilustração vívida da hostilidade em relação ao governo após meio ano de contestação, segundo informações da Rádio France Internacional (RFI).

A força policial da cidade, que historicamente mostra números mais baixos de participação da multidão, disse à imprensa local que 183.000 pessoas compareceram ao pico, ainda uma das estimativas mais altas em meses.

LEIA TAMBÉM:

Em Hong Kong partidos aliados da China sofrem pesada derrota nas eleições

China: Novos protestos em Hong Kong neste domingo

Economia

Estados Unidos e China avançam para um novo acordo comercial

A manifestação recebeu rara permissão da polícia e ocorreu duas semanas depois que os partidos pró-establishment foram derrotados nas eleições locais, destruindo as alegações do governo de que uma “maioria silenciosa” se opôs aos protestos.

Quando a noite caiu, as multidões acenderam as tochas de seus telefones celulares, criando um tapete brilhante de luzes que se estendia para longe, seus cantos ecoando nos imponentes arranha-céus.

*As informações são da RFI