Greve ‘decisiva’ nesta terça na França empareda Macron


Os franceses se preparam para uma nova greve “decisiva” nesta terça-feira (17) e a situação deve continuar bloqueada até o Natal. Demissão de Jean-Paul Delevoye, arquiteto da reforma da Previdência, não influencia a decisão do Executivo francês de dar continuidade à aplicação das mudanças no sistema de aposentadorias, afirma a porta-voz do governo, Sibeth Ndiaye.

Segundo a Presidência francesa, Delevoye será substituído “o mais rapidamente possível.” O Executivo lamentou a decisão do Alto Comissário designado pelo governo para articular a reforma da Previdência, que continuará sendo “defendida” e “não será arquivada”, assegurou a porta-voz do Executivo francês, Sibeth Ndiaye, ressaltando que essa demissão de Delevoye “não tinha nenhuma relação com o conteúdo do projeto.”

Jean-Paul Delevoye foi forçado a renunciar por suspeita de conflitos de interesse. Ele não havia declarado 13 cargos que exerceu, alguns remunerados, simultaneamente ao cargo no governo, o que é proibido na França.

Esta terça-feira está sendo considerado um dia decisivo para o movimento de contestação, que entra em seu décimo-terceiro dia. Todos os sindicatos, de diversas categorias, convocaram greves e manifestações, incluindo organizações reformistas como o CFDT, o principal sindicato da França. Trabalhadores ferroviários, professores, funcionários públicos, advogados e magistrados, médicos e profissionais da saúde vão às ruas protestar contra as mudanças do sistema previdenciário francês.

LEIA TAMBÉM:

França: Greve afeta viagem de Natal de quase 50% dos passageiros de trens

Economia

Os sindicalistas pedem a retirada do projeto, que cria um sistema único de aposentadoria, extingue regimes especiais e vai obrigar os franceses a trabalhar mais tempo, até 64 anos, para ter direito à pensão em sua integralidade. A chamada “idade de equilíbrio” é um ponto de divergência entre governo e sindicatos. Na tentativa de achar uma saída para a crise, o primeiro-ministro francês, Edouard Philippe, convidou as organizações sindicais e patronais representativas para reuniões bilaterais de trabalho sobre o projeto, nesta quarta-feira (18), a partir das 14h30.

*As informações são da Rádio France Internacional