Estados Unidos e China anunciam avanços na 1ª fase de acordo comercial

Ji e Trump
Os governos dos Estados Unidos e da China informaram, nesta sexta-feira (13), que chegaram a um acordo sobre a primeira fase de um acordo comercial bilateral. As duas nações preparam a próxima etapa das negociações.

Em mensagem no Twitter, o presidente norte-americano Donald Trump confirmou o avanço nas negociações: “Eles concordaram com muitas mudanças estruturais e compras maciças de produtos agrícolas, energia e bens manufaturados, além de muito mais”, comemorou.

“As tarifas de 25% permanecerão como estão, com 7,5% em grande parte do restante. As tarifas de penalidade definidas para 15 de dezembro não serão cobradas pelo fato de termos fechado o acordo.”

O vice-ministro do Comércio, Wang Shouwen, afirmou que os dois lados concordaram em fechar “o mais rápido possível” os procedimentos para revisar legalmente o pacto, para que ele então possa ser firmado.

LEIA TAMBÉM:

Estados Unidos e China avançam para um novo acordo comercial

Economia

Durante entrevista coletiva em Pequim, Shouwen qualificou o anúncio como um “grande avanço” no diálogo. De acordo com as autoridades chinesas, os EUA devem retirar tarifas sobre produtos chineses em etapas.

O governo chinês ainda informou que as tarifas do governo Donald Trump previstas para entrar em vigor no dia 15 não mais serão levadas adiante. Além disso, parte das tarifas americanas existentes já serão retiradas na “fase 1” do acordo, informa o jornal O Estado de São Paulo.