Em carta à COP-25, Lula denuncia desmonte das políticas ambientais por Bolsonaro


O ex-presidente Lula enviou uma carta aos participantes da 25ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2019 (COP-25), que ocorre em Madri, Espanha. Na carta, Lula lembra as políticas ambientais promovidas durante seu governo e o da ex-presidenta Dilma Rousseff.

A carta de Lula foi lida pelo secretário do meio ambiente da CUT Nacional, Daniel Gaio, durante um ato realizado em frente à embaixada do Chile, em Madri, contra a política neoliberal do presidente chileno Sebastian Piñera, que levou a população chilena às ruas contra as medidas do governo.

Lula diz que a COP 25 era para ser realizada no Brasil, mas Jair Bolsonaro conseguiu, mesmo antes de tomar posse, impedir a sua realização em território brasileiro. Transferida para o Chile, o país vizinho também não realizou a Conferência em virtude dos fortes protestos que ocorrem contra o governo local. Com isso, a COP 25 está sendo realizada na Espanha, de 2 a 13 de dezembro.

Em um dos trechos da carta, Lula fala sobre o que foi feito nos 13 anos dos governos petistas na presidência da República: “ durante 13 anos reduzimos 59% o ritmo de desmatamento na Amazônia junto com os governos estaduais temos 114 unidades de conservação de florestas tropicais protegendo 59 milhões de hectares de florestas nativas e áreas indígenas nelas existentes”.

No documento, Lula denunciou também a destruição das políticas de proteção ambiental pelo governo Bolsonaro.

LEIA TAMBÉM:

Economia

Bolsonaro reconhece crise ambiental e proíbe queimadas por 60 dias

Leia na íntegra a carta de Lula aos participantes da COP-25:

carta-de-lula

*Com informações da CUT