Desistência de Lula pode reorganizar esquerda para 2022

O ex-presidente Lula, em ato falho, revelou ontem (8) no Rio que não disputará a eleição presidencial de 2022.

O petista alegou que tem muitos processos, terá 77 anos de idade, e que a Globo não gosta de dele.

Por mais contraditório que possa parecer, se consolidada, a desistência do ex-presidente Lula pode ser transformada num novo polo aglutinador das forças de esquerda e de centro.

O exemplo vindo da Argentina, ao que parece, foi bastante pedagógico para Lula e o PT: Cristina Kirchner desistiu de ser cabeça de chapa e concorreu na vice de Alberto Fernández; a “Fórmula K” deu certo e derrotaram o governo neoliberal Mauricio Macri.

Dito isto, o recuo de Lula pode atrair novamente para o campo o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), trazer para mais perto do ex-senador Roberto Requião (MDB-PR), o governador Flávio Dino (PCdoB-MA), bem como consolidar aliados estratégicos como PCdoB, PSB, PSOL, dentre outros.

Economia

Some-se a isso, com a desistência, a “Operação Chulé” da Lava Jato também perderia objeto e largaria do pé do ex-presidente Lula e de seus familiares, que são alvos de investigação justamente para atingir politicamente o petista.

Note caríssimo leitor, porém, que o PT tem Fernando Haddad como principal nome para substituir Lula em 2022. Entretanto, até lá, muita água ainda vai rolar debaixo dessa ponte.

LEIA TAMBÉM
Em ato falho, Lula afirma que não será candidato a presidente da República

Bolsonaro é desaprovado por 60% em Fortaleza, diz Paraná Pesquisas

‘A casa caiu’ e já se fala em prisão para Flávio Bolsonaro