Datafolha: 81% estão desanimados com a Lava Jato

Publicado em 13 dezembro, 2019

A Lava Jato não cumpriu sua missão de combater a corrupção, segundo 81% dos pesquisados pelo instituto Datafolha.

O levantamento mostra ainda que 47% acreditam na continuidade da corrupção na mesma proporção de sempre e 10% apostam no aumento de malfeitos, mesmo com a existência a força-tarefa.

.

O leitor do Blog do Esmael já soube aqui que 50% da população avalia que a gestão do governo é ruim ou péssima no combate à corrupção, ante 44% em agosto. O ministro da Justiça, Sérgio Moro, culpou o Supremo Tribunal Federal (STF) pela decisão que impede a prisão após condenação em segunda instância.

Não é bem assim. O ex-juiz quis referir-se à soltura do ex-presidente Lula, porém, de acordo com o Datafolha 54% consideram ser justa a liberdade para o petista.

LEIA TAMBÉM
Senado confirma derrota de Moro no pacote anticrime

.

Lula prevê o Estado Brasileiro pedindo desculpas a ele pela perseguição política

Moro bate-boca com presidente da OAB

Voltemos à Lava Jato.

.

81% dos entrevistados consideram que a investigação ainda não cumpriu seu objetivo, mas, contraditoriamente, deve continuar. Outros 15% disseram que a investigação deveria acabar, e 4% não souberam responder.

A realidade dos fatos é implacável diante da pirotecnia e do fetiche dos lavajatistas. A população vai percebendo que há 15 anos os punitivias vêm, monotemáticos, falando na corrupção dos outros, mantendo os próprios privilégios, enquanto os trabalhadores perdem direitos e os mais pobres se afogam no aumento da miséria.

A pesquisa ouviu 2.948 pessoas em 176 municípios de todo o país nos dias 5 e 6 na semana passada. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.