Bolsonaro estuda diminuir ‘superpoderes’ de Moro, diz Globo

“Super Moro” sofre com a “criptonita” exalada dos presídios e das milícias que tomaram conta do governo federal.
O ministro da Justiça, Sérgio Moro, poderá ter a bola murchada nos próximos dias pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Segundo o jornal Globo, o presidente estuda recriar Ministério da Segurança Pública, dividindo ‘superpoderes’ de Moro. Ou melhor: tirando força do ex-juiz da Lava Jato.

O novo Ministério da Segurança Pública –a ser recriado– seria ocupado pelo ex-deputado Alberto Fraga (DEM), da bancada da bala, que perdeu a eleição para o governo do Distrito Federal em 2018.

Porém, o que parece ser um esvaziamento, pode se transformar num importante ativo político para o projeto presidencial de Sérgio Moro: desvencilhar-se da associação de sua imagem com a milícia predominante no governo de Bolsonaro.

LEIA TAMBÉM
Janja Moro foi preterida por instituto de pesquisa

Moro pode fazer transição para o milionário mundo do “compliance”, diz Globo

Economia

Joice Hasselmann chama os Bolsonaro de “tropa da rachadinha”

Alberto Fraga no ‘ministério de Bolsonaro’ bomba no Twitter

Note o caríssimo leitor, no início do governo, Moro não queria “cuidar de índio” no Ministério da Justiça, mas o Congresso Nacional manteve a atribuição na pasta.

É possível que Moro, de olho no Palácio do Planalto, vê nesse movimento do chefe uma oportunidade para apunhalá-lo em 2022. Cuidar de presídio, um saco sem fundo dentro da perspectiva punitivista, o deixa vulnerável para as constantes matanças nas rebeliões de encarcerados.

A pergunta é: até quanto Bolsonaro diminuiria os ‘superpoderes’ de Sérgio Moro? Não estaria fazendo justamente o contrário, fortalecendo-o, retirando os problemas que o ministro da Justiça não teve competência para resolver?

Bolsonaro já teria jogado a toalha e delegado a missão para representar a direita em 2022 a Moro, seu “advogado” de família?

A conferir.