Bolsonaro e Moro ‘batem boca’ sobre ‘juiz de garantias’

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e seu ministro da Justiça, Sérgio Moro, batem boca pelas redes sociais sobre a sanção do pacote anticrime que institui a figura do ‘juiz de garantias’ no processo penal brasileiro.

Na prática, o pacote anticrimes foi usado pelo Congresso Nacional e o presidente da República para conter crimes e abusos de autoridade de certos magistrados, a exemplo do próprio ex-juiz Moro, flagrado em conluio com a força-tarefa Lava Jato.

Moro foi às redes sociais nesta quarta-feira (25), no Natal, para contestar seu chefe, “o Senhor Presidente da República”, como costuma se referir a Bolsonaro.

“O Ministério da Justiça e Segurança Pública se posicionou pelo veto ao juiz de garantias, principalmente, porque não foi esclarecido como o instituto vai funcionar nas comarcas com apenas um juiz (40 por cento do total)”, afirmou em nota o ministro, como se sua pasta fosse uma ilha independente do governo.

Por sua vez, o presidente Jair Bolsonaro foi compelido a sair em defesa da sanção e da criação do ‘juiz de garantias’ no pacote anticrime. Ele disse teve de ceder ao Congresso Nacional ao menos uma vez.

LEIA TAMBÉM
Moro publica nota criticando decisão de Bolsonaro do juiz das garantias

Economia

Nando Moura ataca #BolsonaroTraidor no Twitter por causa de Sérgio Moro

“O juiz de garantias vai proteger contra abusos como os de Moro”, diz Freixo

Bolsonaro se opõe a Moro ao defender “juiz de garantias” contra abusos de juízes

No final das contas, Moro saiu novamente derrotado pelos congressistas, só que agora com o aval do governo.

A temperatura entre Bolsonaro e Moro tende a aumentar bastante neste verão, haja vista que a disputa nos bastidores por 2022 já começou.

Sérgio Moro foi citado pelo jornal britânico Financial Times como uma das 50 personalidades na década, não é de somenos para uma campanha eleitoral voltada para atender aos fetiches da extrema-direita.

Sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa, como noticiou este blog, Bolsonaro perde o charme para unir os campos lavajatistas e bolsonaristas, se debilitando para a reeleição.

E é assim que termina o ano de 2019.