Aumento no preço do diesel é principal combustível na greve dos caminhoneiros

A greve dos caminhoneiros que se iniciará na manhã desta segunda-feira (16) tem os aumentos no preço do diesel seu principal combustível de mobilização.

Os combustíveis nesses onze meses de governo Jair Bolsonaro (sem partido) tiveram 11 reajustes, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

Segundo o órgão, o preço do diesel subiu 0,27% na semana passada, para R$ 3,718 por litro, em média, interrompendo uma sequência de três recuos semanais seguidos.

Embora o diesel seja o principal combustível da mobilização dos caminhoneiros, há outras reivindicações dos profissionais da estrada:

  • Redução no preço do pedágio;
  • Publicação do novo Código Identificador da Operação de Transportes (Ciot); e
  • Reajuste do piso mínimo do frete.

A paralisação desta segunda-feira está longe de ser consenso entre os caminhoneiros porque o governo age para dividir o movimento e atua junto às empresas na tentativa de enfraquecer a greve. Entretanto, não há como esconder que os profissionais do boleia se sentem enganados por Bolsonaro e que a paciência da categoria transbordou o limite.

A política de preços da Petrobras consiste em aumentos dos combustíveis atrelados à flutuação do dólar e à cotação internacional do petróleo. Como o dólar pode chegar a R$ 5 em breve, a situação dos caminhoneiros tende a ganhar dramaticidade nos próximos dias.

Economia

LEIA TAMBÉM
Saiba por que os caminhoneiros entrarão em greve nesta segunda-feira; ouça os áudios

Caminhoneiros confirmam greve para as 6h desta segunda-feira

Moro pode fazer transição para o milionário mundo do “compliance”, diz Globo