AO VIVO: Weintraub explica na Câmara “plantações extensivas de maconha” nas universidades

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados convocou o ministro da Educação, Abraham Weintraub, para ele explicar as suas declarações sobre “plantações extensivas de maconha” e “laboratórios de droga sintética” nas universidades públicas federais.

LEIA TAMBÉM:
Ao vivo: CCJ do Senado vota proposta de Moro e Globo, sobre prisão em 2ª instância

COP 25: Randolfe diz que Brasil se tornou uma “espécie de pária ambiental”

Requião: ‘Lava Jato sustenta o porra-louca do Bolsonaro’

O deputado Alencar Santana Braga (PT-SP), um dos requerentes da vinda do ministro, ressalta que Weintraub não apresentou provas de suas acusações. “Não podemos admitir que um ministro de Estado, com a exigência ética que se faz necessária para ocupá-lo, difame e ofenda um patrimônio do povo brasileiro que são as universidades federais”.

Economia

Em outro requerimento, 12 deputados do PT também reclamam da postura do ministro. “Com a posse de Abraham Weintraub o MEC se transformou em propagador de polêmicas e ataques à educação pública e seus profissionais, sendo o atual ministro o principal porta-voz”.

“As universidades públicas são essenciais à soberania nacional e ao desenvolvimento econômico. São um verdadeiro patrimônio do povo brasileiro, quer precisa ser valorizado e não objeto de ataques a todo o momento”, defende o deputado Bacelar (Podemos-BA).

A convocação de Weintraub foi proposta também por deputados do Psol, que querem aproveitar a presença do ministro para questioná-lo sobre “suspeitas de que estaria havendo tratamento privilegiado a empresários amigos na autorização para funcionamento de cursos de pós-graduação”.

Com informações da Agência Câmara.