poderideias jairbolsonaro abraham weintraub bolsonaro almoco paiantella poder360 08mai2018 fotosergiolima

Abaixo-assinado para defender as universidades dos ataques de Bolsonaro

O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) criou um abaixo-assinado virtual pedindo ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), para que devolva a Medida Provisória 914/2019 que ataca a autonomia universitária.

Segundo o documento, Bolsonaro aproveitou as festas de fim de ano para atacar as universidades e os institutos federais.

A Medida Provisória nº 914/2019 é uma afronta à autonomia universitária e à democracia brasileira. Sem qualquer discussão com o setor, a MP interfere radicalmente no processo de escolha de reitores das instituições de educação superior.

LEIA TAMBÉM
Bolsonaro acaba com voto paritário para Reitor das Universidades Federais

Bancada do PT repudia medida de Bolsonaro que fere autonomia das universidades

Weintraub apaga tuíte atacando Bolsonaro, mas incendeia as redes

A principal mudança da MP é o fim da paridade na comunidade acadêmica.Segundo a medida, os votos dos professores tem peso muito maior, de 70% do total. Os estudantes representarão 15% e os técnicos administrativos, representarão os outros 15%.

Além disso a Lista Tríplice não ser mais enviada pelo Conselho Universitário (composto por representantes da comunidade acadêmica), mas será diretamente formada pelos três primeiros votados dessa consulta.

Para participar do abaixo-assinado, clique aqui.