Sítio de Atibaia: Fachin continua perseguição a Lula e mantém julgamento no TRF-4


O ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin decidiu nesta segunda-feira (25) manter o julgamento da apelação dos advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra a condenação no processo do sítio em Atibaia (SP). O julgamento está previsto para quarta-feira (27) no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), sediado em Porto Alegre.

Na decisão, o ministro entendeu que o pedido de adiamento feito pela defesa de Lula não pode ser decidido pelo STF antes de ser analisado definitivamente pelas instâncias inferiores, como o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Apesar de ter apresentado recurso contra a condenação a 12 anos e 11 meses de prisão pela juíza Gabriela Hardt, em fevereiro, a defesa do ex-presidente alega que o processo não está pronto para ser julgado e houve tramitação “injustificadamente acelerada” por se tratar de Lula, o que indica a continuação da perseguição ao líder petista.

LEIA TAMBÉM:

Lula sobre reeleição de Gleisi no PT: “Me sinto amplamente representado”

Suspeição de Moro deve ser julgada “o mais rápido possível”, defende cientista político

Economia

Bia Kicis ataca o PT e quer a prisão de Lula e Zé Dirceu

Lula foi solto no dia 8 de novembro após ter ficado preso injustamente um ano e sete meses no caso do tríplex do Guarujá (SP). Após recurso apresentado ao STJ, a pena final ficou em 8 anos e 10 meses. O ex-presidente deixou a prisão após o Supremo anular o entendimento que permitia a prisão após o fim dos recursos na segunda instância da Justiça.