Reinaldo Azevedo: General Heleno tem que explicar ao Congresso flerte com barbárie

O jornalista Reinaldo Azavedo, na Folha, sugeriu que o Congresso Nacional convoque general Augusto Heleno, ministro do Gabinete da Segurança Institucional, para explicar seu flerte com a barbárie.

Ao comentar a proposta do filho do chefe, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), de restabelecer o AI-5, Heleno discorreu “melhor” sobre o dispositivo da ditadura militar (1964-1985):

“Não ouvi ele falar isso. Se falou, tem de estudar como vai fazer, como vai conduzir. Acho que, se houver uma coisa no padrão do Chile, é lógico que tem de fazer alguma coisa para conter (…). Eduardo estava sob forte emoção com esse negócio da TV Globo. Essas coisas, hoje, num regime democrático… é complicado. Tem de passar em um monte de lugares. Não é assim. O projeto do Moro, fundamental para conter crime, não passa. Fazem de tudo para não passar. O pessoal não quer, não quer nada que possa organizar o país. Não quer dizer que isso vai organizar o país. Mas isso aí não é assim, vou fazer e faz”.

Reinaldo Azevedo alertou que se trata de um instrumento (AI-5) que fechou o Congresso e instaurou a ditadura absoluta no país por 21 anos.