PEC da Prisão em 2ª instância ‘cai’ por falta de quórum na CCJ da Câmara

Deu ruim para os lavajatistas da Câmara. Por absoluta falta de quórum, caiu a sessão desta noite que votaria na CCJ a PEC 410/2018, que autoriza a prisão em 2ª instância.

Para instalar a sessão deliberativa, o colegiado precisava de 34 presenças confirmadas. No entanto, apenas 22 deputados registraram presença na reunião iniciada as 14h e que avançou noite adentro.

A Proposta de Emenda à Constituição, que trata da possibilidade de prisão sem o trânsito em julgado, é inconstitucional.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já se manifestou sobre o tema.

LEIA TAMBÉM
Bolsonaro pode usar a Lei de Segurança Nacional contra Lula?

Economia

Lula Livre monopoliza discussões na Câmara após decisão do STF

‘Ciro é um babaca, quer Lula preso’, diz Zé de Abreu

“Espero que a Câmara não caminhe para descaracterizar uma cláusula pétrea, existem outros caminhos para se chegar ao resultado que se quer, de acabar com a morosidade do Judiciário, para que as pessoas não usem os atrasos em benefício dos que cometeram crime, mas crime maior seria desrespeitar e mudar o artigo 5º da Constituição”, afirmou o presidente da Casa.

Deputados de extrema-direita estão reavivando o tema em virtude da soltura do ex-presidente Lula e com a finalidade de desgastar o Supremo Tribunal Federal (STF) e, concomitantemente, constranger os ministros da corte nas vésperas de julgamento do habeas corpus acerca da suspeição do ex-juiz Sérgio Moro.

A CCJ tentará nova sessão de votação da proposta inconstitucional esta terça-feira, dia 12, às 9h.