Lula divulga nota de condolências pelo falecimento Henry Sobel

O ex-presidente Lula (PT) divulgou, na tarde desta sexta-feira (22), nota de condolências pelo falecimento Henry Sobel, rabino emérito da Congregação Israelita Paulista.

Henry Sobel, que teve forte atuação na defesa dos direitos humanos e destacou-se na luta contra a ditadura militar no Brasil, morreu nesta sexta-feira, aos 75 anos, nos Estados Unidos, por complicações de um câncer de pulmão.

LEIA TAMBÉM:
Excludente de ilicitude será usado contra povo pobre e manifestações populares, diz representante de instituto

Protestos contra governo de Iván Duque deixam três mortos na Colômbia

Universidades federais têm plantações extensivas de maconha, diz ministro da Educação

“A contribuição de Sobel para a redemocratização e o diálogo entre religiões no Brasil foi incomensurável. O nosso país é devedor da sua coragem ao recusar a farsa da versão oficial da ditadura de que a morte de Vladimir Herzog teria sido um suicídio”, diz trecho da nota de Lula.

Economia

Leia a íntegra da nota:

Nesse momento de tristeza pela perda do Rabino Henry Sobel, me solidarizo com os seus familiares, amigos, seguidores e admiradores.

A contribuição de Sobel para a redemocratização e o diálogo entre religiões no Brasil foi incomensurável. O nosso país é devedor da sua coragem ao recusar a farsa da versão oficial da ditadura de que a morte de Vladimir Herzog teria sido um suicídio.

O seu trabalho junto com Dom Paulo Evaristo Arns e o reverendo James Wright em defesa dos direitos humanos trouxe luz a um período sombrio da nossa história. Sobel era um dos protagonistas e um exemplo dessa bela história de tolerância e diálogo inter-religioso.

Tive a honra de participar com Sobel de várias cerimônias em memória das vítimas do Holocausto na Congregação Israelita Paulista. Nenhum de nós pode deixar que a memória do Holocausto seja apagada e que tais tragédias se repitam. E cabe também a todos nós, brasileiras e brasileiros, preservarmos a memória das ações de Sobel pela democracia e pela tolerância e liberdade religiosa.

Luiz Inácio Lula da Silva