Lacalle Pou vence as eleições no Uruguai e encerra 15 anos da Frente Ampla

Após vários dias de incertezas, o candidato do Partido Nacional Luis Lacalle Pou, de centro direita, será o presidente do Uruguai pelos próximos cinco anos.

Com 75,37% dos circuitos examinados e uma provisória dos votos observados, a tendência é irreversível: 934.570 votos para Lacalle Pou; 779.796 para Daniel Martínez, da Frente Ampla.

LEIA TAMBÉM:
Vai ter ovo no dia 8/12, não vai ter férias

Haddad lista as últimas maldades de Bolsonaro: “O ano não termina”

Bolsonaro denunciado em Tribunal Internacional por incitar genocídio de índios

O presidente eleito twittou: “Meu reconhecimento e agradecimento a todos os homens e mulheres que estão defendendo os votos e a democracia em cada mesa no dia hoje. Meus pensamentos está com vocês”.

Economia

Enquanto isso, Daniel Martínez reconheceu o triunfo de Lacalle Pou: “A evolução do escrutínio dos votos observados não muda a tendência. Por isso, cumprimentamos o presidente eleito, com o qual realizarei uma reunião amanhã. Agradeço de coração aqueles que confiaram em nós com seu voto”.

Com esta notícia, o Uruguai dá uma guinada à direita, após 15 anos de governos de esquerda da Frente Ampla: governou Tabaré Vázquez de 2005 a 2010, José ‘Pepe’ Mujica até 2015 e depois houve um terceiro período também de Vázquez.

O novo presidente eleito, filho do ex-presidente Luis Alberto Lacalle (1990-1995), assumirá em março de 2020 por cinco anos. Entre suas promessas, está a redução do déficit fiscal e a melhoria da segurança (um dos principais eixos da campanha).

A atual vice-presidente do país, Lucia Topolansky, afirmou que a transição de governo começará na próxima segunda-feira.

Com informações da RT.