Governo vai aumentar salário mínimo e aposentadorias… na Argentina

O presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, pretende anunciar no próximo dia 10 de dezembro, quando será empossado na Casa Rosada, aumento do salário mínimo, das pensões e aposentadorias com o objetivo de conter aumentos e recompor o consumo no país vizinho.

A estratégia do peronista é retomar o setor de produtivo para gerar emprego e renda aos trabalhadores, visando tirar a Argentina da crise provocada pela aventura neoliberal nos tempos de Mauricio Macri.

A proposta de Fernández na economia é o oposto do que propõe a Globo, Folha, Veja et caterva em conluio com banqueiros e especuladores.

Note o caríssimo leitor que o Brasil, atualmente governado pela trinca Paulo Bolsonaro, Paulo Guedes e Sérgio Moro está sendo aprofundado numa recessão.

Guedes, Bolsonaro e Moro esperam conter possíveis manifestações contra a miséria, a fome e o desemprego com a repressão das forças armadas. Por isso insistem no Congresso Nacional na famigerada “excludente de ilicitude”, qual seja, licença para matar trabalhadores, pretos e pobres brasileiros.

Portanto, nobilíssimo navegante, o pacote anticrime na verdade tem um viés econômico: a ideia central é prender os mais vulneráveis, promover a superlotação dos presídios, assegurar a maximização da taxa de lucro do capital.

Economia

Alberto Fernández e sua vice, Cristina Kirchner, não são socialistas nem comunistas. Eles simplesmente não são burros e são “argentinos” [no sentido de nacionalismo, de defender a pátria deles perante interesses estrangeiros]. O que fazem é adotar uma política anticíclica, que nada mais é a busca de compensações para os desequilíbrios econômicos.

No Brasil, durante o governo Lula, houve o Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), cujas características anticíclicas e desenvolvimentistas visaram promover um crescimento econômico através do aumento de gastos públicos em obras de infraestrutura. O destaque foi para o programa Minha Casa, Minha Vida, que aqueceu o setor da construção civil e proporcionou a casa própria para milhões de brasileiros.

LEIA TAMBÉM
Tic-tac: Vem aí o 3º elemento do carro que saíram os tiros fatais em Marielle Franco

Henry Sobel, um símbolo da luta pela liberdade no Brasil

Morre Gugu Liberato, aos 60 anos, em Miami