Governo Bolsonaro diz que 13º do Bolsa Família ‘vai ser pago’


O governo Bolsonaro negou que os recursos do orçamento da União sejam insuficientes para o pagamento do 13º salário do Bolsa Família, instituído por Medida Provisória do presidente Jair Bolsonaro, em outubro. A medida foi uma promessa de campanha de Bolsonaro.

“Eu conversei com o ministro Osmar Terra (da Cidadania), ele esclareceu algumas informações equivocadas em relação ao pagamento do 13º. Os recursos financeiros existentes são suficientes para arcar com os pagamentos que têm início previsto para 11 de dezembro”, disse Rêgo Barros.

O porta-voz disse que o próprio Ministério da Cidadania poderia esclarecer a fonte dos recursos. Caso a reserva do programa Bolsa Família seja insuficiente, o próprio ministério pode remanejar dinheiro de outras áreas”, afirmou.

Uma nota técnica do Poder Legislativo mostra que faltam R$ 759 milhões para pagar o adicional natalino do Bolsa Família deste ano. Ou seja, sem pedir mais uma suplementação orçamentária para o Congresso, o presidente Bolsonaro não tem como honrar uma de suas principais promessas.

LEIA TAMBÉM:

Bolsonaro não tem dinheiro para honrar a promessa do 13° do Bolsa Família

Economia

Bolsa Família: Governo apresenta medida provisória do 13º pagamento do benefício

Lula se reúne com o Movimento dos Atingidos por Barragens

Segundo a Folha de São Paulo, cerca de 4 milhões de pessoas poderão ficar sem receber o benefício. O número é aproximado porque depende do valor do benefício pago a cada família.