Comissão da Câmara aprova convite para ouvir general Heleno sobre ‘novo AI-5’

A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (6) um convite para ouvir o general Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), sobre a declaração dele acerca da necessidade de estudar como fazer para implantar “um novo AI-5”.

Por se tratar de convite, ele não será obrigado a comparecer à audiência, que ainda não tem data.

LEIA TAMBÉM
Petrobras salvou o leilão do pré-sal de fiasco maior, aponta Flávio Dino

Rodrigo Maia lamenta fiasco no leilão do pré-sal

Bolsonaro posta fake news de fábricas deixando a Argentina e depois apaga

O ministro deu a declaração na segunda-feira (4) em entrevista ao Estadão ao sair em defesa do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que havia levantado a hipótese da edição de “um novo AI-5” caso a esquerda radicalize na oposição ao governo.

Economia

“Se falou, tem de estudar como vai fazer, como vai conduzir. Acho que, se houver uma coisa no padrão do Chile, é lógico que tem de fazer alguma coisa para conter. Mas até chegar a esse ponto tem um caminho longo”, disse Augusto Heleno na ocasião.

Inicialmente, o requerimento, de autoria do deputado Rogério Correia (PT-MG), pedia que o ministro fosse convocado, o que o obrigaria a comparecer na comissão.

No entanto, graças à intervenção de parlamentares aliados do governo, o pedido de convocação acabou sendo transformado em convite.

Com informações do G1.