AO VIVO: Golpe de Estado na Bolívia; Evo Morales renuncia; acompanhe

O presidente Evo Morales, da Bolívia, renunciou ao cargo esta noite.

Acompanhe ao vivo a crise no país vizinho.

Evo Morales anunciou sua renúncia neste domingo (10), após uma onda violenta perpetrada por grupos de oposição que desconhecem os resultados das eleições realizadas em 20 de outubro.

“Decidi renunciar a minha posição para que Carlos Mesa e Luis Camacho parem de abusar e prejudicar milhares de irmãos. Tenho a obrigação de buscar a paz e dói muito o fato de enfrentarmos os bolivianos. Por isso, envio minha carta de renúncia à Assembleia Plurinacional da Bolívia “, disse o ex-presidente Evo.

Após fortes ondas violentas contra militantes e líderes do Movimento ao Socialismo (MAS), intimidação de jornalistas, queima de residências e traição de aliados políticos e membros da Polícia Nacional, o país sofre uma crise política.

Economia

Em nota, as Forças Armadas indicaram que, para recuperar a estabilidade da nação, é necessária uma mudança na presidência.

“Sugerimos que o presidente renuncie ao seu mandato, permitindo a pacificação e manutenção da estabilidade da Bolívia”, disse o comandante em chefe das Forças Armadas, William Kaiman.

“Estamos renunciando para que nossos humildes irmãos parem de ser chutados … famílias pobres, humilhadas, não queremos confrontos. Decidimos desistir de nossa vitória para que haja eleições,”, disse Morales.

Ele também contestou os rumores divulgados por grupos de extrema-direita sobre uma possível saída do país: “Não preciso escapar, não roubei nada, se alguém pensa que roubamos está enganado”, acrescenta.

Por sua parte, o ex-vice-presidente Álvaro García disse que o governo renuncia ao fim da violência e relembra a recuperação da soberania nacional e a dignificação de direitos. “Somos o governo que nacionalizou hidrocarbonetos, o governo que tirou a pobreza da mais de 3 milhões de cidadãos”, acrescentou.

Evo sofreu o colapso de seu gabinete após demissões em massa, como os casos do vice-ministro do Turismo, Marcelo Arze; a presidente do Supremo Tribunal Eleitoral, María Eugenia Choque; a ministra do Planejamento, Mariana Prado; além do senador eleito por Potosí, René Joaquino; o governador Juan Carlos Cejas e o prefeito Williams Cervantes, pelo departamento.

Embora o ex-presidente boliviano tenha convocado organizações internacionais como as Nações Unidas (ONU) e a Organização dos Estados Americanos (OEA) para auditar os resultados das eleições e convocou todos os setores sociais para uma mesa de diálogo, grupos de extrema-direita continuaram mobilizados nas ruas, atacando a população.

Morales deixa um país com altos índices de desenvolvimento humano, garantindo os direitos fundamentais da população e com um crescimento econômico de 4,5%, segundo a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL).

“Não é traição aos movimentos sociais, a luta continua, somos um povo. Libertamos a Bolívia, estamos deixando um país em desenvolvimento e liberado, com gerações que têm um futuro longo”, concluiu Evo.

Com informações da Telesur